Brinquedoteca Monte a sua
Aprenda como criar o cantinho para a diversão do seu filho
Pais são sempre atenciosos quando o assunto é investir na formação de seus filhos. Na procura pelas melhores escolas, cursos e abordagens na educação dos pequenos, já devem ter ouvido que, tão importante quanto a matemática, a língua estrangeira e a natação, é o tempo de brincar. O brincar, além de ser natural e prazeroso, tem funções pedagógicas que atuam diretamente no desenvolvimento neurológico e psicossocial das crianças.
E onde se brinca?

As decisões sobre o brincar começam mesmo quando se vai montar o espaço para isso. Sim, porque pensem bem: se a natação acontece na piscina e a aula de português numa sala, porque não criar para a brincadeira um local especial? A ideia é que os momentos que acontecem ali sejam para divertir e também para potencializar todos os seus benefícios. A esse espaço damos o nome de brinquedoteca.
Uma vez dentro de uma brinquedoteca as crianças e jovens podem brincar livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Segundo especialistas, por meio das brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, observando diariamente seu nível de socialização, a sua iniciativa, a linguagem e demais potencialidades. Existem brinquedotecas com finalidades pedagógicas, psicológicas e até as especializadas em faixas etárias diferentes. Em casa, a ideia é montar um espaço que tenha a cara do seu filho e permita um ingrediente mais do que fundamental: sua participação.
Como montar?
A brinquedoteca é mais do que um espaço, é uma maneira diferenciada de ver o brincar. Então, um cantinho no quarto ou na sala, com algumas caixas para separar tipos de brinquedos e, uma hora ou mais de sua agenda para estar com seu filho, brincando, é mais do que suficiente.
Na escolha dos brinquedos, o que manda é a variedade. Você pode comprar alguns brinquedos novos para marcar o momento de "inauguração" da brinquedoteca de seus filhos. Pode até separar um cantinho para o primeiro bichinho de pelúcia, por exemplo. Vale também trazer alguns brinquedos educativos e artesanais de madeira, livros de pano, o do personagem preferido da série de TV e muitos jogos de tabuleiro.
A brincadeira na brinquedoteca não muda, só fica mais livre. Continuam valendo a criatividade, o mundo da fantasia, a simulação de papéis e muito mais. Crie um ambiente acolhedor que toque a criança por sua expressividade, alegria e magia.