Broca: como escolher o tipo certo
Vem comigo que eu te explico qual comprar e como usar!

Gente, a broca é uma daquelas ferramentas que todo mundo devia ter em casa, sabe? É que dá pra fazer várias coisas com ela, que é útil na hora de pendurar quadros, varões de cortinas e muitas outras coisas. Agora, se você quer aproveitar todas as vantagens que ela pode trazer pro seu dia a dia, precisa saber como escolher e usar o modelo certo. E eu tenho algumas dicas que vão te ajudar bastante, viu? Vem comigo!
Comece escolhendo a broca certa
Primeiro você precisa saber que cada material tem um tipo de broca especial pra ele, tá? Por exemplo, nunca use uma broca de madeira em concreto ou o contrário. Ela pode quebrar, estragar seu equipamento ou até causar um acidente!
Se você vai furar vários tipos de materiais, uma boa opção é comprar a broca multi construction, que perfura grande parte deles sem problemas. Fácil, né?
Agora, se você trabalha com um único material, a dica é investir numa broca específica pra ele. Daí você consegue trabalhar materiais delicados facilmente, consegue melhores acabamentos e tem uma série de outras vantagens.

Ter um conjunto de brocas multi construction pode deixar seu trabalho mais prático
Outra dúvida frequente é qual número de broca usar, né? E a resposta é ainda mais simples: você escolhe a broca de acordo com o parafuso ou bucha que vai encaixar no furo! A bucha, a broca e o parafuso precisam ser todos do mesmo tamanho. Simples!
Preparando a broca e o lugar do furo
Coloque a broca na cabeça da furadeira. Pra prender ela, gire a chavinha que vem com a máquina no furo que fica do lado da cabeça da furadeira. Essa chave chama chave mandril, tá?

Té vendo essa chavinha? É a chave mandril!
Ah, faça isso sempre com a furadeira desligada da tomada pra evitar acidentes, tá bom?
Depois é hora de começar o trabalho! Use uma trena pra medir o lugar certinho em que você vai fazer o furo. Se for fazer vários furos, pode usar um nível pra deixar eles bem alinhados.

Algumas trenas já vêm com nível
Uma dica legal pra não estragar o furo ou a parede é fazer um furinho com um prego em revestimentos antes de usar a furadeira. Facilita, viu?
Outra dica muito boa é, se o furo for numa parede, colar um pedaço de fita crepe e marcar o furo bem no meio dela. Daí não estraga a pintura e o acabamento em volta do furo. Prático, né?
Olha só: não vale tentar usar a furadeira perto de pias e locais em que pode passar um encanamento, viu? Senão você pode ganhar um problemão hidráulico com canos furados!
Hora de usar a furadeira
Use uma extensão de tomada pra ligar a furadeira, já que o cabo dela é bem curtinho. E pra evitar fazer aquela sujeira na parede ou cair um monte de poeira no chão quando for fazer o furo, a dica é usar um coletor de pó e poeira nela, como o da foto abaixo.

O coletor de pó e poeira te ajuda a furar sem fazer sujeira
Mire bem na marcação que você fez, segure a furadeira com as duas mãos e encoste a broca pra fazer o furo. Ligue a furadeira e segure com firmeza empurrando ela devagar.

Segure a furadeira reta, com firmeza e usando as duas mãos
Terminou de furar? Se quiser tirar a poeirinha que fica no furo, mire a saída lateral de ar da sua furadeira nele! Muito prático!
Aí é só encaixar a bucha. Pra ela entrar no furo, use um martelo dando batidinhas de leve pra não estragar a parede, hein? Depois é só encaixar o parafuso.
E aí, gostou dessas dicas? Se quiser saber mais sobre diferentes tipos de brocas, clica aqui e dá uma lida numa matéria bem legal!
Aqui no Magazine Luiza tem broca de vários tipos, sempre com uma ótima qualidade! Vem escolher uma ideal pra você!