Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cabo flat, o que é?

O acessório conecta as diferentes peças de aparelhos eletrônicos à placa-mãe

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 3 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o cabo flat é essencial pro funcionamento de computadores e smartphones, viu? Isso porque é ele que faz a conexão de peças como o teclado, monitor ou tela com a placa-mãe do aparelho. E assim, todo o sistema interno consegue funcionar, sem causar pane ou travamentos. Se você quer mais sobre o assunto, vem comigo que eu te conto!


Cabo flat: como funciona?

 

Olha só, o cabo flat é fundamental porque é ele que faz a ligação de diferentes peças com a placa-mãe do seu dispositivo eletrônico! Pra quem não conhece, a placa-mãe é como se fosse o cérebro do aparelho.

 

Então, por exemplo, pro teclado funcionar, o cabo flat, através de condutores metálicos, envia sinais pra placa-mãe, que imediatamente identifica qual ação deve ser realizada naquele momento. E assim acontece o mesmo pra tela, monitor, touchpad e muito mais!


Dá pra identificar fácil qual é o cabo flat porque ele é bem diferente dos demais, viu? Pra atender suas várias finalidades, ele é formado por uma película de plástico flexível que estica com facilidade. Isso ajuda muito em aparelhos maiores como os computadores de mesa.


Modelos específicos

 

Agora, o cabo flat não é universal, tá? Têm modelos específicos pra notebooks, desktops, smartphones e pra outros dispositivos eletrônicos. Além disso, ele pode mudar de acordo com a marca e modelo do seu aparelho.


Por isso, se precisar trocar algum, é bem importante dar uma olhadinha no tipo, modelo e marca pra garantir que o novo tenha as mesmas especificações do cabo que já veio no dispositivo eletrônico, combinado?

 

Esse cabo é pro touchpad do notebook Acer Aspire 5253 5733 Gateway NV55C

 

Uma dica é ver se o cabo flat original tem um part number, ou seja, uma numeração específica pra identificar o modelo dele. Se tiver, fica bem mais fácil de achar. Aí é só procurar por um cabo novo com o mesmo part number. Esse número costuma ficar na parte de plástico da peça, viu?


Agora, se não tiver o part number, antes de trocar, é bom checar com um especialista em informática pra ele identificar qual é o modelo do seu cabo flat, tá?


Ah, e nem sempre é preciso trocar o cabo. Muitas vezes, ele pode dar defeito por causa do excesso de poeira. Daí, é só limpar usando o spray de limpeza pra cabo flat.


Bom, agora que você já sabe pra que serve o cabo flat, é só conferir aqui no Magazine Luiza o modelo indicado pro seu notebook, desktop ou smartphone. Encontre o que você precisa!


Saiba mais:

 

Se você quer conhecer mais sobre informática, dá uma olhadinha no aplicativo Informática no Bolso. Ele tem os principais conteúdos pra quem quer aprender tudo sobre tecnologia. Este app tá disponível pra Android. Adorei!


Ah, e quer entender melhor a importância da placa-mãe? Então, vem ver aqui que eu te explico direitinho quais são as funções dela!