Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cabo S-Vídeo: conheça

Saiba como funciona e conecte vários equipamentos com ele

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 16 Ago 21

3 min de leitura

Cabo S-Vídeo

Gente, o cabo S-vídeo, ou super vídeo, é um tipo prático com dois fios, que leva a imagem de um aparelho ao outro, viu? O segundo fio ajuda a melhorar o sinal e qualidade da transmissão. E juntos, os dois deixam brilho, cor e imagem incríveis. Vem comigo que eu te conto mais!

 

Como ele funciona


Se você tem TV ou outros equipamentos analógicos, precisa de um cabo que transmita o sinal de cor e preto e branco de um jeito separado, tá? O S-Vídeo faz isso sem perder nadinha em qualidade. A maior vantagem dele é que melhora o brilho e nitidez pra curtir filmes, séries ou deixar os gráficos dos consoles bem vivos. Adorei!


Ele é um cabo principalmente pra TV, mas serve pras antenas internas, ou mesmo placas de vídeo e áudio. Dá pra encontrar a versão com quatro pinos só pra imagem. Ou a de sete pinos pra vídeo e áudio, que é ótima em câmeras e filmadoras, por exemplo.


Já o chaveador de AV é bastante completo. Isso porque conta com várias saídas e conectores, que ligam a televisão a até quatro equipamentos juntos. Além de conseguir plugar microfones karaokê, fones de ouvido e headsets gamer, pra jogar ao vivo e gravar ao mesmo tempo. Olha, quem tá montando uma central multimídia pra lives, vai amar!


Sabia que você pode encaixar o S-Vídeo em tablets e telefones? Pois é! A versão com USB de um lado e cabos de entrada RCA do outro é indicada em dispositivos ligados a TVs e caixas de som. Você passa imagens de um pro outro ou grava a TV direto na tela do smartphone pra postar ou enviar uma reunião inteira por e-mail depois.

 

Cabo S-Vídeo
Com o S-Vídeo USB dá pros celulares passarem vídeos e fotos em TVs analógicas

 

Onde mais o S-Vídeo é importante?


A maioria das TVs, placas de vídeo e DVDs players contam com uma entrada pra ele. Se quer aquela qualidade de cinema nas transmissões, é só checar se esses aparelhos ainda usam o cabo simples. Se tiver acesso ao S-Vídeo, é só desconectar o cabo RCA amarelo do conjunto e substituir por ele. Simples, né?


Já nas placas, é bom usar o S-Vídeo pra fazer uma ponte entre televisão e computador ou notebook e ficar com duas telas. Isso ajuda bastante a dividir conteúdo entre a TV e o monitor na área de trabalho. Ou facilitar quando for dar palestras e cursos por videoconferência num e manter o acesso em outro, como apoio pra checar dados e anotações. Gostei!


Mas olha, se apostar no cabo componente do tipo S-Vídeo, ainda vai precisar conectar os brancos e vermelhos do RCA na saída de áudio, combinado?

 

Excelente pra converter


Também dá pra escolher um adaptador S-Vídeo pra HDMI. Ele é ótimo se quiser conectar o cabo HDMI, que leva uma imagem em alta resolução, em equipamentos com entrada própria pra S-Vídeo. Amei!


Agora, se o monitor ou a TV forem antigos, com sistema de entrada VGA, o cabo super vídeo adaptado com entrada RCA de três pontos te ajuda a converter aparelhos de entrada VGA pra funcionarem com os mais modernos em HDMI.


Quer mais? Outro jeito é converter equipamentos VGA pra TV e PC ao mesmo tempo com o S-Vídeo PCTV na versão de três entradas. Ele muda do computador pra TV ou ao contrário. E ainda liga um terceiro, que pode ser aquele console antigo, por exemplo.

 

Cabo S-Vídeo
Quer ligar o videocassete antigo na tv nova? O adaptador VGA S-Vídeo te ajuda!


Encontre o cabo S-Vídeo e adaptador de vídeo aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:


Ah, tem um equipamento muito legal pra turbinar a TV e aproveitar vários aplicativos, como Netflix e Youtube. Na matéria TV Box: ele transforma TV em smart eu te conto sobre ele!


Por falar nisso, aproveita e baixa a Pluto TV pra iOS, Android ou SmarTV. Um app gratuito com filmes e séries incríveis ao vivo.


Ah, tá precisando daquela mãozinha pra montar o home theater também? É só chamar os nossos parceiros.

 

Aproveite pra conferir as ofertas de cabo de vídeo.