Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cada jogo uma bola

Cada jogo uma bola

Veja as principais diferenças entre as bolas de algumas modalidades!

Bolas

Atualizado em 18 Ago 17

3 min de leitura

Brincar de bola fez e ainda faz parte da infância de muita gente, né? Seja de futebol, vôlei, basquete, tênis ou qualquer outra, é só ter uma bola que a diversão já começa! E pra você aprender mais sobre elas, vem comigo que eu tenho muita coisa pra te contar:


Futebol
 

Vamos começar pelas bolas de futebol. Primeiro você precisa saber que tem vários terrenos pra jogar futebol. Pode ser na grama, na areia, na quadra e na grama sintética. E pra cada um tem uma bola específica. As de futsal, por exemplo, são mais pesadas e menores que as outras. Já as bolas pra jogar na areia são mais leves. E as pro campo sintético tem que ser enchidas com a pressão certa pra esse tipo de campo!


Agora, as bolas de futebol de campo geralmente são de material sintético e têm várias camadas impressas e cortadas em gomos de diversas formas, que são revestidas com uma cobertura à prova de água. Legal, né?


Vôlei

As bolas de vôlei são feitas de material sintético


A principal característica das bolas de vôlei é que elas são feitas de material sintético, que pode ser natural ou sintético. Elas também são mais levinhas que as de futebol, pesam em torno de 270 gramas e tem, em média, 65 centímetros de diâmetro.
 

Ah, tem as bolas de vôlei de praia também, viu? Elas podem ser de couro, material sintético ou de outro material que resiste à umidade. O tamanho também varia entre 66 e 68 centímetros de diâmetro.


Basquete
 

Sabia que as bolas de basquete masculino e feminino têm tamanhos diferentes? Isso mesmo! Pros homens as bolas são maiores, mais pesadas e têm entre 23,8 a 24,8 centímetros de diâmetro.
 

E tem mais diferenças, viu? Pra quem costuma jogar basquete em lugares abertos, a dica é que a bola seja de borracha. Já pra quem joga em quadras fechadas e abertas, o ideal é investir em bolas de material sintético.
 

Já se você só joga em quadras fechadas, é melhor escolher uma bola de basquete feita totalmente de material sintético, tá? Elas são ótimas pra quadras de madeira ou com o solo sintético.
 

Tênis
 

As bolinhas de tênis podem parecer todas iguais, mas não são, viu? Assim como outros esportes, dá pra jogar tênis em diferentes tipos de solo e, por isso, as bolas também são próprias pra cada um deles.
 

Por exemplo, pra quem joga em quadra dura ou rápida, como aquelas de grama, a dica é escolher as bolinhas feitas com mais lã natural do que artificial. Já as bolinhas pras quadras de saibro ou lenta, o ideal são as bolas com mais lã artificial, tá?
 

Ah, mas ainda tem as bolinhas que servem pra qualquer tipo de quadra, viu? São as que equilibram a quantidade de lã,  50% natural e 50% artificial. Legal, né?
 

Futebol Americano

O formato da bola de futebol americano é bem diferente, né? 


As bolas de futebol americano são bem diferentes das que os brasileiros estão acostumados! Afinal, elas são ovais, marrons e podem ser feitas com couro bovino. Alguns modelos também podem ser de borracha e de plástico e, como são mais simples, costumam ser usados pra brincadeiras ou em jogos de campeonatos infantis.


Se quiser saber mais sobre esse tipo de futebol, olhe aqui!


Já conhece a história da bola? Veja aqui algumas curiosidades bacanas sobre esse objeto!
 

Depois de tanta informação, só falta você escolher a bola ideal pro seu jogo, né! Aqui no Magazine Luiza tem o modelo ideal pra você!