Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Calçado infantil: como cuidar

Calçado infantil: como cuidar

Saiba como limpar e guardar diferentes modelos!

Bolsas e Acessórios

Atualizado em 6 Jun 19

3 min de leitura

Gente, as crianças brincam bastante e os calçados ficam bem sujos, né? E é muito fácil cuidar deles, mas tem que ficar de olho porque cada material precisa de um cuidado diferente! Vem comigo que eu preparei um guia que ensina como lavar e guardar essas peças do jeito ideal!


Plástico e tecido

Olha só, tênis, chinelos, galochas e outros tipos de calçados em plástico ou lona podem ser lavados desde que a estrutura deles seja de borracha, plástico ou outro material que pode molhar, tá?

 

Agora, a vantagem do plástico é que você pode lavar no tanque mesmo usando uma escova de limpeza macia ou aquela escova de dentes que você não usa mais. Se o plástico é brilhante, a dica é não usar nenhum produto com amoníaco pra não estragar. Lave sempre com água e sabão e deixe secar na sombra.

 

Já tecidos como lona ou nylon podem ir pra máquina de lavar sem problemas. Só precisa tirar acessórios antes, como palmilhas e cadarços, pra lavar separado!

 

Por isso, se o calçado tiver muito sujo, a dica é misturar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com meia xícara de vinagre branco até formar uma pastinha. Passe na mancha, esfregue com uma escova macia e deixe de molho por 10 minutos. Depois lave à mão com sabão ou ponha na máquina. Fácil, hein?

 

A única exceção é tênis e sapato com luzinhas, tá? Esses não podem ser lavados na máquina nem mergulhados no tanque. A dica é usar escova e pano úmido pra lavar por fora ou produtos próprios pra limpar tênis. Muito bom!

Tênis e sapatos com luzinhas devem ser limpos com produtos pra lavar a seco


Cetim, veludo e camurça

Outro detalhe são os tecidos delicados como cetim, camurça e veludo que precisam de alguns cuidados especiais, tá? Pra limpar, use uma escova própria pra calçados, bem macia e um pouquinho úmida.

 

E pros calçados de camurça o ideal é uma escova específica pra esse material, viu? Agora, se você não tiver, pode substituir por um pano de limpeza flanelado úmido. Depois seque tudo com um pano macio e seco antes guardar, combinado?

 

Se tiver muito sujo, você deve usar sabão neutro ou sabão pra roupas delicadas, que não desbota nem mancha, certo? É só pingar uma ou duas gotinhas na mancha, esfregar bem suave e depois usar um pano úmido pra tirar os restos. Aí é só secar na sombra. Simples, né?

 

E olha, se o veludo ou a camurça ficarem com os pelos bagunçados, use a mesma escova macia pra escovar o calçado na direção do pelo e deixar ele bonito de novo. Mas espere ele ficar bem seco pra fazer isso. 

Pra deixar o veludo bonito depois de lavar, escove ele a seco na direção do pelo


Couro e verniz

Já os calçados de couro legítimo ou sintético também precisam de alguns cuidados especiais na hora da limpeza! Ou seja, pra tirar manchas ou pequenos riscos, use uma flanela com uma ou duas gotas de detergente neutro.

 

E pra limpar, é só pingar algumas gotinhas, o suficiente pra cobrir a mancha. Esfregue devagar com um pano macio úmido em água morna, tá? Deixe o calçado secando na sombra e só depois que ele tiver bem seco, passe um produto específico pra engraxar o couro. Ele garante que o couro fique bem hidratado, pra não rachar. Demais!

 

Calçados de verniz também podem ser limpos do mesmo jeito, viu? A única diferença é que você deve usar só uma flanela seca pra dar brilho quando ele tiver seco. E se por um acaso o seu filho riscou e o sapato tá um pouco desbotado, use vaselina líquida!


Como conservar

Além de limpar do jeito certo, precisa saber guardar e conservar cada tipo de calçado. Você pode usar as caixas originais de papelão ou caixas organizadoras de plástico. Mas antes guardar é importante checar se o calçado tá limpo, sem umidade nem suor, tá?

 

Por falar em tecido, o cetim, veludo e camurça devem ser sempre embrulhados num papel de seda, pra não pegar poeira, nem amarelar. Se o calçado for branco, ponha uma folhinha de louro dentro da caixa, assim evita o amarelamento. Prático, hein?

 

Os sapatos de couro e camurça exigem cuidados mesmo quando as crianças não tiverem usando. Pra não desidratar o pelo e o couro eles precisam ser escovados e hidratados com produtos próprios pelo menos uma vez a cada 6 meses. Assim não vão rachar!

 

Já os modelos de verniz devem ser guardados na caixa, separados por um papel ou tecido pra não bater um no outro e riscar, viu?


Guarde sapatos de verniz embrulhados separadamente pra não riscar

 

Gostou das dicas? Então aproveita e clica aqui que agora eu vou te mostrar como lavar e conservar roupas infantis!

 

Aqui no Magazine Luiza tem calçados infantis e tudo que você precisa pra conservar eles sempre novos!