Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Caminhão e ônibus: cuide dos pneus

Caminhão e ônibus: cuide dos pneus

Dá uma olhada nas dicas que eu separei pra você!

Ônibus e Caminhões

Atualizado em 20 Mai 19

3 min de leitura

               

Sabia que os pneus pra caminhão e ônibus precisam de cuidados especiais pra que fiquem sempre seguros e durem bastante? Pois é! Tem que deixar eles limpos, fazer algumas manutenções e saber a hora certa de trocar. Quer uma ajudinha com tudo isso? Vem comigo que eu tenho dicas pra você rodar com segurança!


Dirija com cuidado

Olha, dirigir com cuidado não é só evitar acidentes, mas também manter seu veículo sempre em ordem! Os pneus pra ônibus e caminhão ficam mais conservados quando você freia, acelera e faz curvas de um jeito tranquilo, viu?

 

Pra você ter uma ideia, frear de repente, cantando pneu, desgasta a borracha e diminui a profundidade dos sulcos que deixam o caminhão e o ônibus firmes na pista. E se passar rápido num buraco, pode até rasgar ele!


Faça o rodízio de pneus

Rodízio significa trocar os pneus de lugar, tá? O rodízio aumenta a duração porque um pneu não fica mais gasto que o outro. Pro dia a dia é ótimo, principalmente nas curvas e freadas!

 

Só que o rodízio tem que ser feito por um profissional pois é ele que vai saber quais pneus devem ir pra determinadas posições, viu? Leve seu caminhão ou ônibus até uma oficina e aproveite pra fazer outras duas coisas que são importantes pra manutenção dos pneus: balanceamento e alinhamento.


Não esqueça do balanceamento e do alinhamento

Gente, a cada 10 mil quilômetros rodados, as rodas do seu caminhão ou ônibus precisam de alinhamento e balanceamento. O alinhamento evita que o volante fique puxando pra um dos lados da pista, enquanto que o balanceamento faz a roda girar sem vibrações quando o veículo tá em alta velocidade.

 

Por isso, é bom fazer essas duas manutenções junto com o rodízio de pneus!


Calibre certinho os pneus

A quantidade de ar que tá dentro do pneu pode melhorar o jeito de dirigir o caminhão ou o ônibus e até economizar combustível, viu? Por isso, faça a calibragem a cada duas semanas!

 

Pra saber direitinho a quantidade de ar em cada pneu, você pode dar uma olhada no manual do veículo. Ele indica as medidas pra quando o caminhão ou ônibus tiver mais cheio ou vazio!


Mantenha os pneus sempre limpinhos

Restos de óleo, graxa, pedaços de borracha, galhos, poeira e até restos de comida não fazem bem pros pneus! Alguns materiais são escorregadios e podem até te atrapalhar na hora de frear.

 

Sempre que tiver um tempinho, dê uma olhada nos pneus e jogue uma água pra lavar. Uma lavadora de alta pressão é ótima pra tirar as sujeiras de dentro dos sulcos! E você ainda pode usar um limpa-pneu pretinho pra deixar eles brilhando. Legal, né?


Dá uma olhada no TWI

Pra saber se tá na hora de trocar o pneu, o ideal é ficar de olho no TWI! Ele é um pedacinho de borracha que fica dentro do sulco na banda de rodagem e que não encosta no chão.

 

Então, quando o TWI encostar no chão, é que o pneu já ficou bem gasto e é hora de comprar um novo!


Pneus remodelados

Chegou a hora de trocar seus pneus? Pode até dar vontade de comprar os pneus remodelados, ou remolds, pois são mais em conta. Mas olha, isso não é um bom negócio! Esses pneus são usados e passaram por um processo pra ganhar um pouco mais de vida útil, mas podem dar vários problemas e até estourar enquanto você dirige. E isso é muito arriscado, né?


Ah, quer umas dicas de como escolher pneus novos pro seu caminhão? Dá uma olhadinha aqui!

 

Os melhores modelos de pneus pra caminhão e ônibus tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!