Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Canivete Tático: o que é?

Canivete Tático: o que é?

Conheça os modelos de canivete tático e onde usar

Camping

Atualizado em 13 Mai 22

5 min de leitura

homem usando canivete tático

Gente, o canivete tático é um equipamento muito útil pra quem adora acampar e estar em contato com a natureza. Ele é muito parecido com as facas, só que a sua lâmina é dobrável, viu? Assim, fica muito mais fácil de guardar e carregar com você. Agora, se você tá na dúvida sobre qual modelo do canivete tático comprar, não se preocupe. Aqui, vou te falar tudinho sobre os canivetes táticos. Vem comigo!


O que é canivete tático?


Pra começar, vou te explicar direitinho o que é um canivete tático. Eles são equipamentos muito parecidos com as facas, com uma lâmina super afiada, viu?


A diferença entre o canivete tático e as facas tá na lâmina, que pode ser dobrada. Assim, fica muito mais fácil e seguro levar na sua mala ou no seu bolso mesmo. Dessa forma ele ocupa pouco espaço e ainda evita acidentes, certo?


Sobre o seu uso, eles são muito utilizados por quem adora acampar, pescar e ficar em contato com a natureza. Com um canivete tático fica mais fácil cortar galhos, cordas, alimentos e até limpar peixes, já que a sua lâmina é bem afiada. Incrível, né?

canivete tático cortando uma corda

Quais são os tipos de canivete tático?


Bom, os canivetes táticos não são todos iguais. Eles têm algumas diferenças que vão fazer com que sejam mais adequados pra uma ou outra situação, tá?


A principal delas é a maneira com que é feita a abertura da lâmina, ou seja, como ela vai ser puxada e colocada no uso, deu pra entender, né? Agora, vamos aos tipos de canivetes táticos?


Abertura manual


O canivete de abertura manual é o mais tradicional de todos e é muito fácil de encontrar. No caso desse modelo, você precisa puxar a lâmina com o dedo, até que ela se abra totalmente, viu? Esse canivete costuma ter um encaixe pro dedo, pra ficar mais fácil de abrir.


Como a sua lâmina é bastante afiada e faz um tipo de giro ou movimento de rotação pra ficar totalmente aberta, é preciso ter cuidado na hora de abrir e usar pra evitar acidentes, combinado?


Abertura assistida


Agora, se você quer um modelo que seja mais fácil de abrir, procure pelo canivete tático de abertura assistida. Ele tem uma alavanca na parte de trás que quando é puxada, movimenta uma mola que faz a abertura da lâmina. Muito mais prático, né?


Esse sistema de abertura é bem simples e difícil de apresentar problemas. Juntando a facilidade de uso ao fato de qualquer pessoa, com ou sem prática, conseguir abrir, isso faz dele um dos modelos mais vendidos aqui no Magalu.


Abertura automática


Já o modelo com abertura automática é bem parecido com o de abertura assistida, viu? Nesse caso, você vai apertar um simples botão, que vai movimentar a mola que libera a lâmina. Muito mais prático do que a alavanca do outro modelo, né?


Aqui, a lâmina também vai fazer o movimento de giro na hora que for abrir, então tome cuidado, tá?

 

canivete tático automático

Canivete tático automático com indicação do botão de abertura


Abertura frontal


Outro modelo bem bacana é o canivete de abertura frontal. Aqui, também são utilizadas molas pra facilitar a saída da lâmina, só que ela sai num movimento reto, e não de giro como os modelos que mostrei antes.


Esse modelo ainda se divide em dois subtipos, os de ação única e ação dupla. O de ação única abre a lâmina de forma automática, mas você precisa fazer o movimento manualmente pra colocar a lâmina de volta. Já no de ação dupla, os dois movimentos são feitos apertando um botão. Bem mais prático, né?


Abertura wave


Esse modelo foi feito especialmente pra quem deseja se sentir mais seguro, já que ele foi desenvolvido pra defesa pessoal.


Os canivetes de abertura wave tem uma trava que fica presa no bolso da calça. Mas quando a gente tira ele, a lâmina abre automaticamente, incrível né? Ou seja, dentro do bolso a lâmina fica fechada, sem riscos, mas na hora de usar é só tirar ele do bolso e pronto! Simples, rápido e super útil numa emergência, viu?


Abertura simples (butterfly ou balisong)


Pra finalizar os tipos de canivetes táticos, tem o de abertura simples, também chamado de butterfly (borboleta, em inglês). Ele tem esse nome porque tem duas lâminas iguaizinhas, uma em cada lado.


Pra que elas fiquem dentro do canivete, ele tem uma trava. Assim, quando você for usar, precisa destravar. E sempre que terminar de usar, precisa colocar essa travinha de volta, combinado?


Onde usar os canivetes táticos?


Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de canivetes táticos, que tal descobrir os lugares e situações que eles são usados?


Como eu falei, os canivetes táticos são muito usados por pessoas que gostam de aventuras e contato com a natureza, já que com ele você consegue cortar galhos, folhas mais grossas, cordas, alimentos e até na defesa pessoal.


Além dos aventureiros de plantão, grupos de resgate também utilizam muito o canivete militar tático, viu? Afinal, nunca se sabe os locais que eles vão precisar ir e as situações que vão enfrentar, né?

 

canivete tático militar

Modelo de canivete militar tático


Preste atenção nas travas de segurança


Pra que não aconteça nenhum acidente enquanto você estiver usando o canivete tático, todos os modelos têm travas que não deixam que a lâmina feche durante o uso.


São três travas diferentes, chamadas de liner lock, lock back e frame lock. Sei que os nomes são diferentes, mas vou te explicar direitinho o funcionamento de cada uma.


Trava liner lock: Nesse tipo de trava, dentro do corpo do canivete tem uma pequena peça de metal. Quando a lâmina é aberta, ela entra embaixo da lâmina, impedindo que ela feche durante o uso, viu?


Trava lock back: Já a lock back é bem parecida com a liner lock, a diferença tá na hora de destravar, que é feito apenas empurrando a lâmina.


Trava frame lock: Essa trava é a mais simples de todas. Aqui, a peça que trava a lâmina aberta fica do lado de fora do canivete, e não dentro, como as outras duas que falei.


Ficou com vontade de ter um canivete tático e ficar sempre pronto pra todas as situações? Aproveite e compre o seu aqui no Magazine Luiza.


Saiba mais:


Agora que você já sabe tudo sobre o canivete tático, que tal aprender um pouco mais sobre os Tipos de Canivetes Multiuso? Assim você tá sempre pronto pra qualquer aventura!


Ama fazer trilhas? Então você precisa conhecer o aplicativo Wikiloc. Ele vai te ajudar a descobrir as melhores trilhas ao redor do mundo. Incrível, hein? Aproveite e baixe agora mesmo, ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, é sempre bom dar aquela revisada na bike antes de partir pra uma aventura, né? E os nossos parceiros te ajudam nessa missão!