Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cappuccino: história e vantagens

Cappuccino: história e vantagens

Eu te conto a história de como essa bebida cremosa e tão gostosa surgiu!

Bebidas

Atualizado em 25 Jun 19

2 min de leitura

Sabia que o uso do chocolate em pó e de canela não faz parte da receita original do cappuccino? Pois é! Essa mistura aqui no Brasil é comum, mas lá na Itália, quando o cappuccino foi inventado, ele era feito só com café e leite mesmo. Quer saber mais sobre essa história? Vem comigo que te conto!


Delícia italiana!

Olha, dizem que a ideia de fazer o primeiro cappuccino surgiu de um monge italiano chamado Marco D?Aviano, lá pelo século 16 ou 17, não se sabe ao certo. Mas o mais legal é que essa bebida tão gostosa acabou surgindo meio que por acaso!


É que nessa época o monge fazia parte do exército e, numa das batalhas, os inimigos fugiram e deixaram pra trás muitas sacas de grão de café.



Esse cappuccino em pó tem um toque de canela e é prático pra fazer


Mas sabia que o café nem era a bebida que os italianos mais gostavam? Isso porque achavam muito amargo. Daí, pra aproveitar os grãos, o monge teve a ideia de misturar três partes iguais de café, leite e espuma. E pra adoçar colocou mel. E assim nasceu o cappuccino!


E o nome da bebida é uma homenagem pra esse monge que era da ordem franciscana e usava aquelas roupas de cor marrom com capuz, sabe? Daí levaram em conta que cappuccino significa pequeno capuz e, como a bebida ficava marrom também, esse foi o nome escolhido. Legal, né?


O bom é que de lá pra cá a receita dessa deliciosa bebida é praticamente a mesma, viu? E no original ou acrescentando alguns ingredientes a mais essa é sempre uma bebida dos deuses! Sem falar que dá pra encontrar tipos em pó e em cápsulas pra usar em máquinas de café que são bem fáceis de fazer. Muito bom!


Faz bem pra saúde!

Outra coisa legal sobre o cappuccino é que tanto o café quanto o leite, que são os principais ingredientes, ajudam muito a sua saúde!


Por isso, o café melhora o funcionamento do cérebro, a digestão e a ainda dá uma força pra evitar a depressão! Já o leite é fonte de cálcio e proteínas, o que protege e fortalece o corpo pro dia a dia. Quer mais? Quando essa bebida leva chocolate também, tem cacau, o que vai deixar sua memória ótima! Adorei!


Agora, pro cappuccino ficar mais saudável, uma dica é usar adoçante ou açúcar natural pra adoçar, tá? E é bom também ficar de olho na quantidade de café que você bebe por dia. Isso pra não exagerar e ficar com ansiedade, insônia ou ter dor no estômago, sabe?


Ah, quer saber quais as diferenças entre o café e o cappuccino pra saber qual escolher? Clica aqui!


O cappuccino que tem tudo a ver com o seu gosto, tá aqui no Magazine Luiza! Vem escolher o ideal pra você!