Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Carcaça de notebook, dá pra trocar?

Carcaça de notebook, dá pra trocar?

Saiba como escolher as peças certas pro seu aparelho

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 3 Ago 20

2 min de leitura

Gente, a carcaça de notebook é exatamente o conjunto de peças que forma a parte externa dele, tá? Ela é feita com partes de plástico ou metal que ficam em volta da tela, touchpad, teclado e bateria. Mas, por mais resistente que seja, depois de um tempo de uso, pode acontecer de alguma parte se quebrar, né? Só que aí, não precisa trocar de notebook, é só substituir carcaça por uma nova. Vem comigo saber mais sobre esse tipo de troca!


Carcaça de notebook: quando é a hora de trocar?

 

Olha só, mesmo não interferindo diretamente no processador do notebook, não é indicado ficar com a carcaça quebrada, viu? Isso porque, essa peça serve pra proteger a máquina. Ela funciona como um espécie de isolante térmico, evitando que a parte interna do computador superaqueça.


Como a maioria das carcaças é de plástico, com o tempo elas podem ressecar e daí fica mais fácil de amassar, quebrar ou até mesmo descascar.


Por exemplo, deixar o notebook exposto num lugar com bastante sol também faz com que a carcaça desgaste mais rapidamente, viu? Pois o calor acelera o processo de ressecamento do plástico.


E quem costuma transportar o notebook pra vários lugares, também corre o risco de bater ou derrubar o aparelho e aí danificar alguma parte da carcaça.  Nesses casos, quando o computador não apresenta nenhum problema interno, o melhor mesmo é substituir a peça que tá danificada por uma nova.


Como trocar a carcaça do seu notebook

 

Antes de mais nada é preciso saber qual peça que tá danificada. Várias partes são consideradas carcaças, viu? Então, pode ser a parte que fica em volta do monitor, a que liga o teclado, onde fica a bateria ou até mesmo as dobradiças, que permitem o abre e fecha do notebook.


Depois, é preciso pesquisar qual é o modelo e série do seu notebook. Pra fazer a substituição da carcaça corretamente, você precisa de uma peça nova exatamente igual a que veio de fábrica, viu? Senão, ela provavelmente não vai encaixar.


Essa, por exemplo, é a carcaça superior do notebook Asus X451!

 

Agora, com a peça já em mãos, retire a carcaça original com cuidado, sempre com o notebook desligado e desconectado da bateria.


Como as partes da carcaça são presas por parafusos, então, você vai precisar de uma chave de fenda pra abrir. Depois de retirar a peça original, é só posicionar a nova e parafusar novamente.


Ah, só tome cuidado pra não fazer muita força. E evite pressionar partes sensíveis como a tela ou o touchpad, por exemplo. Se achar mais seguro, peça pra um profissional de informática fazer a troca, combinado?


Aqui na Magazine Luiza você encontra todas as peças de carcaça pro seu notebook. Vem ver!


Saiba mais:

 

Ah, se você tem dificuldade pra saber qual é o tamanho certo do parafuso, uma dica é usar o app Bitola Passo da Rosca. Ele tem uma lista com todos os tipos de roscas e parafusos e te permite medir e comparar com o modelo que você tem em casa! Aí, sim, hein? Ele tá disponível pra Android!


E quer saber o quais são as peças chamadas de carcaça de notebook? Então, vem dar uma olhadinha aqui que eu te conto!