Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Carnes de aves: preparos e cuidados

Carnes de aves: preparos e cuidados

Vem conhecer também os benefícios de se consumir esse tipo de alimento

Alimentos

Atualizado em 22 Jun 20

3 min de leitura

Gente, o consumo de carnes de aves, como o frango ou o peru, faz bem pra saúde, viu? Por isso, é indicado incluir esse tipo de alimento no cardápio. Mas pra isso é importante conhecer algumas dicas de como preparar, consumir e armazenar, né? Então, vem comigo que eu te conto tudo!


Carnes de aves: quais são?


O frango é a carne de ave mais popular e bastante consumida aqui no Brasil. Mas além dela, têm outras igualmente nutritivas. É o caso do peru, que dá pra consumir inteiro como na época do Natal, ou só o peito, que é ótimo pra rechear lanches e outras receitas como tortas e quiches!


E têm também as aves não tão populares pra consumo, mas que não deixam de ser opções saudáveis, como a codorna, o pato, o marreco, o perdiz e a galinha-da-angola!


Benefícios das carnes de aves


A carnes de aves são nutritivas e fontes de vitaminas do complexo B! O frango, por exemplo, é rico em niacina, também conhecida como vitamina B3, que ajuda a prevenir doenças como o câncer e o Alzheimer, e é fonte de vitamina B6, que é ótimo pro coração.


Todas essas vitaminas ajudam a repor a energia do corpo. Então, quando se sentir cansado, pode comer frango pra ajudar a recuperar as energias, tá?


Alto teor de proteína


Além de vitaminas, as carnes de aves têm quantidade alta de proteínas e são consideradas menos gordurosas que as vermelhas, por isso, são bastante consumidas por quem tá fazendo dieta.


Cada 100g de frango tem em média 32g de proteína. Pra você ter uma ideia, o indicado é que, em média, os homens consumam diariamente 55g de proteína e as mulheres 45g. Aí, junto com a carne, é só complementar o cardápio com legumes, grãos ou ovos.


Cuidados com as carnes de aves


Assim como todo o tipo de carne, é importante tomar alguns cuidados pra garantir que o frango fique fresquinho e ideal pra consumo.


A carne costuma vir do frigorífico congelada ou resfriada e se ficar muito tempo no calor, ela acaba estragando.


Então, assim que a carne chegar, já pode colocar no freezer ou se quiser preparar no mesmo dia, coloque na geladeira. As carnes de aves cruas congeladas têm validade de até 12 meses, viu?


Pra que ela fique bem saborosa, o processo de descongelamento deve ser natural. Um dia antes de preparar, tire do freezer e coloque na geladeira pra ir descongelando aos poucos.


Se esquecer de tirar do freezer na noite anterior, no dia seguinte deixe a carne descongelando na pia da cozinha, mas só por algumas horas, hein?


O tempo de descongelamento muda de acordo com a temperatura do dia. Ou seja, nos dias mais quentes, a carne vai descongelar mais rápido, mas no frio, demora bem mais. Por isso, leve isso em consideração se tiver com pressa de cozinhar!


Dicas de preparo


Olha só, não tem uma regra certa pro preparo de carnes de aves, tá? Cada uma tem um tempo de cozimento diferente, além disso, elas podem ser preparadas de vários jeitos: grelhadas, assadas no forno, na panela de pressão e até em churrasqueiras.


Cada corte de carne tem um sabor diferente. O peito e a asa são ótimo pra servir grelhados ou fritos, já a região da coxa e sobrecoxa ficam melhores assadas!


E pras partes que não são tão macias, a sugestão é colocar na panela de pressão e depois desfiar. Assim, fica bem mais fácil de comer e rechear tortas, pastel, salpicão e muito mais!


Depois de tanta dica, difícil não ficar com vontade né? Aqui na Magazine Luiza você encontra carnes de aves frescas e de qualidade pra se deliciar.


Saiba mais:

Aqui no Magazine Luiza você encontra aves como Asa de Frango, Coração de Frango, Coxa e Sobrecoxa, Peito de Frango, Peito de Peru e Sassami.


Pra encontrar as melhores receitas de carnes de aves, é só conferir o aplicativo CyberCook! Ele conta com mais de 100 mil receitas de todos os tipos.  Ele tá disponível pra iOS e Android.


E se você gosta de fazer carnes de aves no forno, dá uma olhadinha aqui pra conhecer o forno elétrico de bancada! É muito prático!