Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Chocolate em gotas: como usar

Vem ver como preparar receitas incríveis com esse doce

Acessórios de Cozinha

Atualizado em 22 Fev 21

3 min de leitura


Olha, com as gotas de chocolate é bem prático pra preparar várias sobremesas, viu? Isso porque derrete rápido e nem precisa cortar. Agora quer saber como aproveitar ao máximo esse doce pra arrasar na confeitaria?  Vem comigo que eu separei algumas dicas!


Usando o chocolate em gotas nas massas


Tem muitas massas que usam o chocolate em gotas, como cookie, brownie, muffin, bolo, chocotone e cupcake. Na maioria delas, é só pôr as gotinhas na massa, misturar bem e colocar pra assar.


E esses doces são próprios pra ir ao forno. Em poucos minutos amolecem, só que sem perder a forma arredondada.


Então, quando sai do forno, as gotas ficam todas do mesmo tamanho. Diferente de quando a barra é picada, que daí é difícil deixar os pedaços iguais.


E o legal é que dá pra achar com vários tipos de chocolate, como o meio amargo, ao leite, amargo e até mesmo branco. Então, além de ser uma delícia, é um charme combinar uma massa branca, como a de baunilha, com gotas de chocolate ao leite. Já o chocolate em gotas branco vai bem com a massa escura, né?

 

O cookie de baunilha com gotas de chocolate é tudo de bom!


Como derreter o chocolate em gotas?


O chocolate em gotas também é ideal pra virar caldas, recheios, coberturas e cremes.


Sem falar que, como é prático de derreter, é ótimo pra fazer receitas em que é necessário temperar o chocolate.


A temperagem é uma técnica que deixa o chocolate na temperatura ideal pra ficar durinho depois, sabe? Daí, dá pra fazer bombons, ovos de Páscoa e até esculturas.


Só que é preciso tomar alguns cuidados na horas de derreter pra não estragar, tá? Vem comigo que eu ensino as melhores técnicas pra amolecer o chocolate em gotas.


Derretendo o chocolate em gotas em banho-maria


Olha, um dos jeitos bem fáceis é o banho-maria. Pra começar, você pega uma panela larga e funda. Aí enche com mais ou menos uns 5 dedos de água. Dentro, coloca uma panela menor ou uma vasilha de vidro com as gotinhas.


Depois é só ligar o fogão em fogo médio e esperar a água começar a ferver. O calor faz com que o chocolate em gotas amoleça sem queimar.


Agora, é preciso mexer as gotas o tempo inteiro com ajuda de uma espátula pra não grudar no fundo da panela, combinado?


E é bom fazer movimentos circulares devagarinho pra não espirrar água dentro. Isso porque não pode molhar o chocolate em gotas, senão ele endurece e estraga.


Quando tiver totalmente líquido é só desligar o fogo e tá pronto!


Preparando o chocolate em gotas no micro-ondas


Também é possível derreter no micro-ondas! Tem que colocar o chocolate em gotas numa vasilha e ir aquecendo de 15 em 15 segundo sempre em potência média.


Durante os intervalos, é importante mexer com a espátula. Senão algumas gotinhas podem esquentar demais, enquanto outras ainda nem amoleceram.


Quanto maior a quantidade de gotas, mais tempo demora. Só pra ter uma ideia, leva uns seis minutos pra derreter 450g.


Derretendo o chocolate em gotas pra fazer ganache


Agora, se for usar o chocolate em gotas pra fazer ganache, aquela cobertura molinha que é uma delícia pra colocar nos bolos, daí não precisa do micro-ondas ou do banho-maria.


Nesse caso, esquente o creme de leite no fogo e, quando tiver borbulhando, misture as gotinhas e mexa bem. Vai ficar molinho na hora!


Ah, se proteja com uma luva térmica porque pode formar algumas bolhas de ar que machucam se pegam no braço ou na mão.


Agora que já sabe como aproveitar ao máximo o chocolate em gotas é só encontrar o seu aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


E que tal usar o chocolate em gotas pra fazer um cappuccino? Na matéria Dicas pra fazer cappuccinos ótimos eu te ensino como preparar essa bebida.


Ah, no app Receitas de Chocolate, você encontra muitos passos a passos de sobremesas deliciosas! Ele tá disponível pra Android.


Agora, tá precisando de ajuda pra instalar um micro-ondas novo? Daí, é só contar com os nossos parceiros.