Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Chorinho: os melhores compositores

Chorinho: os melhores compositores

Eles criaram e tocaram músicas que fizeram deles destaques no país!

Musica e Shows de Chorinho

Atualizado em 25 Mar 20

2 min de leitura

Olha, o chorinho é um dos estilos musicais mais conhecidos do Brasil no exterior, viu? É um tipo muito bonito de música que precisa de bastante técnica pra tocar! Quer conhecer os cinco mais famosos chorões de todos os tempos? Vem comigo que eu te conto!


Pixinguinha: olha, Pixinguinha era arranjador, compositor maestro, saxofonista e flautista e entrou pra história como um dos maiores chorões de todos os tempos. Aliás, ele é considerado também um dos maiores compositores da música popular brasileira!


É dele a música Carinhoso, um das mais conhecidas no Brasil. Pixinguinha ficou tão famoso que a sua data de nascimento, 23 de abril, foi batizada como o Dia do Choro no Brasil. Demais!

Esse CD em homenagem a Pixinguinha traz uma gravação linda de Carinhoso


Chiquinha Gonzaga: entre os artistas de choro mais famosos tem também uma mulher, viu? É a Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga, maestrina, compositora e pianista. Ela é a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e é autora de Atraente, choro que entrou pra história da música.


Chiquinha ganhou até mesmo uma série de TV, sabia? E o CD com as músicas dela é bem legal!


Noel Rosa: Noel Rosa é um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Ele era cantor, compositor e deixou mais de 250 canções escritas. Entre as canções compostas por ele tão chorinhos, sambas e marchinhas!


Garoto: já Anibal Augusto Sardinha é um dos maiores violinistas e chorões do Brasil! Ele era um multi-instrumentista, pois sabia tocar banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor e guitarra elétrica. Incrível!


Olha, com o tempo ele ganhou o apelido de Garoto e, assim como aconteceu com Pixinguinha, a data de nascimento dele entrou pra história como o Dia do Choro no Estado de São Paulo, viu? Legal, né?


Paulinho da Viola: e o músico Paulinho da Viola também ficou conhecido como um dos grandes nomes do chorinho no Brasil, sabe? Ele se uniu ao grupo Época de Ouro pra resgatar esse estilo musical e foi aí que surgiu o Clube do Choro, na década de 1970!


Aliás, o Clube do Choro faz shows até hoje, com apresentações e shows de grupos e cantores em várias cidades brasileiras, principalmente em São Paulo e Brasília!


Ah, quer aprender a tocar chorinho? Olha essas dicas aqui de como escolher um cavaquinho!


Gostou de conhecer um pouco sobre os músicos mais famosos de chorinho no Brasil? Aqui no Magazine Luiza tem vários DVDs e CDs pra quem quer ouvir esse estilo.