Cidades-irmãs: Canela e Gramado
Saiba o que estas cidades oferecem de melhor para sua viagem
Com ou sem frio vale a pena ir a Gramado e Canela. As duas pequenas cidades gaúchas atraem uma multidão de visitante, mas nada que atrapalhe o passeio. Tem muita gente que gostaria de ir, mas tem pouco tempo para fazer o passeio, mas isso não precisa ser um empecilho. Dá para conhecer as duas cidades em 48 horas e vamos provar isso aqui.
1º dia 
Se dê ao direito de fazer essa viagem sem ficar pensando em dieta. A mais simples pousada de Gramado vai oferecer um café colonial. É uma diversidade de pães, bolos, queijos que você precisa se cuidar apenas para não ficar empanturrado demais para andar.
O primeiro passeio é para o Lago Negro. Cercado por pinheiros da Floresta Negra da Alemanha. Esse passeio é especialmente interessante para os casais porque o ar romântico é inevitável. Aliás, Gramado tem muito disso. O curioso é que o segundo passeio nasceu de um momento de carinho de um avô por seus netos: o Mini Mundo. Trata-se de uma cidade em miniatura, com castelos, aeroportos, prefeituras, igrejas e outras diversas edificações. Um passeio de família.
Isso vai ter tomado toda a manhã. Para almoçar vá a uma galeteria. A mais famosa é a Casa di Paolo ode a garantia da casa é o melhor galeto da região. Experimente sopa de capeletti, o galetinho crocante, o insuperável queijo à dorê derretido e as massas caseiras.
Um primeiro destino interessante é o zoológico onde a fauna brasileira está bem representada. São 1200 metros com viveiros e vidros que substituem as tradicionais jaulas. Um lugar digno para as espécies do local. Outro programa da família é a fábrica de cristais. Objetos coloridos expostos mostram o talento da família italiana Murano. É possível ver as peças sendo confeccionadas. As crianças particularmente adora esse programa.
Anoiteceu? Ótimo! Descanse um pouco e se prepare porque o jantar será fondue. São diversas opções pela cidade. Procure os mais diversificados: com carne, frutas de chocolate e queijo.
2º dia
Abrace de novo o café da manhã colonial que sua pousada oferece. Você precisará de energia para conhecer Canela. Para ir até lá vá de carro é rápido - sete quilômetros - e seguro. Dê uma parada no Mirante do Vale do Quilombo e aprecie a vista. Depois siga para a Estrada do Caracol para conhecer a famosa queda d?água, a Cascata do Caracol e seus 131 metros de desnível. Um mirante e um elevador panorâmico ajudam uma melhor visibilidade. Tem uma escadaria de 750 degraus. É bom para quem quer queimar calorias.
Em seguida faça a descida de trenó. Individual ou em dupla, é um momento de grande diversão proporcionado pelos 900 de queda. Na frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, experimente sanduiches com o sabor local.
E para fechar algo mais tranquilo. O Harley Motor Show exibe uma coleção de motos da marca norte-americana. Você vai babar com modelo Knucklehead 1946, imortalizado na película Sem Destino (1969).
Antes de voltar para casa, tome um chocolate quente cremoso para finalizar o dia.