Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como comprar um violoncelo

Confira tudo sobre um dos instrumentos mais suaves e graciosos

Instrumentos de Corda

Atualizado em 6 Fev 12

3 min de leitura

               

Gente, o violoncelo é um dos instrumentos de corda com som mais bonito que tem, né? E o legal é que, além de ser usado em orquestras, tem muitas músicas de jazz, blues e outros ritmos em que ele aparece. Agora, se você tá pensando em comprar um, vai precisar de algumas dicas pra escolher o modelo ideal, viu? Vem que eu te conto tudo sobre ele!

 


O que é um violoncelo?

 

O violoncelo, também conhecido como cello, viu? Ele é um instrumento com quatro cordas, que costumam ser afinadas com as notas Do1, Sol1, Re2, La2, tá?

 

Basicamente, ele é um instrumento de sons graves, que pode chegar a 1,80m e precisa ser apoiado num espigão, que é tipo um pezinho de apoio, pra ficar equilibrado. E pra manter ele certinho enquanto você toca, vai precisar prender entre as coxas também. Bem diferente, né?

 

O violoncelo costuma ser tocado com um arco com cerdas, feito de madeira ou de fibra de vidro, mas também dá pra dedilhar ele, beliscando as cordas, sem necessidade do arco. Fica um som bem interessante!

 


Tipos de violoncelo

 

Olha, tem violoncelos acústicos e elétricos, tá? A diferença entre os dois é que o acústico é todo feito de madeira e faz um som mais clássico, grave e profundo, sem precisar ligar ele num amplificador. Dá pra fazer belas apresentações solo, em orquestra ou shows acústicos com ele.

               

A versão acústica não tem entrada pra cabos e nem precisa de amplificador

 

Já a versão elétrica não tem caixa de ressonância. O instrumento é todo aberto e tem modelos com cores vibrantes e desenhos futuristas. E também tem entrada pra cabos pra ser ligado numa caixa de som ou amplificador. Uau!

                    

Visual moderno do violoncelo elétrico costuma chamar a atenção

 


Como comprar o seu

 

Levar em conta o tamanho da pessoa que vai tocar o violoncelo é muito importante, viu? Por exemplo, se o seu filho ainda é criança, precisa de um instrumento do tamanho ideal pra ele. Olha só essa tabela pra você saber qual comprar:

 

- 1/8 é o tamanho indicado pra crianças entre 4 e 5 anos
- 1/4 é indicado pra crianças entre 5 e 7 anos
- 1/2 é o tamanho perfeito pra crianças entre 7 e 12 anos
- 3/4 é o tamanho pra pré-adolescentes ou adolescentes dos 12 aos 15 anos
- A partir dos 15, já dá pra usar o
violoncelo adulto, 4/4.

 


Cuidados com seu violoncelo

 

É muito importante usar, guardar e fazer a manutenção do violoncelo direitinho, viu? Olha as minhas dicas pro seu instrumento durar bastante tempo:

 

- Sempre guarde o instrumento na caixa que ele veio. Se você achar ela fraquinha, é bom comprar uma com tampo duro em plástico abs, que é uma ótima opção.

- Ter uma capa térmica também é muito bom, tá? O violoncelo é um instrumento muito delicado que pode empenar com calor e umidade.

- Nunca comece a tocar sem antes afinar as cordas e lubrificar as cerdas do seu violoncelo com breu, uma resina própria, pra elas deslizarem nas cordas do jeito certo.

- Tenha sempre um jogo de cordas extras, já que elas podem quebrar ou desgastar, o que faz o instrumento perder a afinação.

- Use sempre uma flanela pra limpar após o uso.

- Ah, tenha sempre um afinador. Ele é importante pra te ajudar a deixar o violoncelo no jeito certinho pra tocar.


Agora, que tal escolher o seu violoncelo aqui no Magazine Luiza, hein? E tá precisando de arco de violino, viola e violoncelo, aqui tem também!