Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como cuidar do seu chuveiro

Como cuidar do seu chuveiro

Eu tenho algumas dicas simples que fazem toda diferença no dia a dia

Banheiro

Atualizado em 10 Jul 18

3 min de leitura

Gente, um chuveiro com muita água e na temperatura adequada deixa o banho ainda mais relaxante, né? Mas, pra que ele continue funcionando direitinho por bastante tempo, é preciso tomar alguns cuidados, viu? Mas, não precisa se preocupar! Agora, vem comigo que eu te conto tudinho o que você precisa saber sobre o chuveiro!

 


Muito mais potência

 

A primeira regrinha pra ter a temperatura ideal é checar a fiação da sua casa, tá? É que, quanto mais potente o chuveiro, mais ele consegue esquentar e consequentemente, gastar mais energia. Então, é preciso ter cuidado e conferir se a parte elétrica do banheiro tá bem conservada. Agora, se ela não estiver, pode dar algum problema no chuveiro, como por exemplo, não conseguir esquentar direito.


É sempre importante ligar ele na mesma voltagem que a instalação elétrica. Se a sua casa tem ligação 127V, não adianta apostar num chuveiro 220V achando que ele vai esquentar mais, viu? E um chuveiro menos potente numa rede com voltagem muito alta, pode queimar!

 


Mais cuidados é mais economia


Pra não tomar sustos na conta, sempre deixe o seu chuveiro na posição verão nos dias mais quentes. Isso vai economizar e muito dinheiro na conta no fim do mês!


No inverno, evite deixar ele ligado tempo demais na posição inverno ou abrir o chuveiro com pouquinha água. É que isso tudo força a resistência e pode até prejudicar o funcionamento dele!


Chuveiro sempre na posição inverno gasta mais energia e pode encurtar a vida dele


Aliás, pouca pressão de água pode ser um baita problema! Se na sua cidade ela falta bastante e o seu chuveiro é ligado na rede de abastecimento, ele pode acabar queimando se não tiver água suficiente pra funcionar direito. Então, pra evitar isso, é super importante checar a vazão de água que vem da rua antes de tomar banho, combinado? 

 


Muita pressão de água

 

Se a água pro seu chuveiro vem da rede direto, sem passar por caixa de água, pode acontecer dela vir com pressão demais! Daí, o chuveiro não consegue regular a temperatura ideal e deixa seu banho meio frio. Quer evitar isso? É fácil! Basta comprar um redutor de vazão caso o seu chuveiro venha sem ele. Afinal, é o redutor que controla a pressão da água e deixa o seu banho quentinho e bem relaxante!

 


Hora da Limpeza

 

Outra dica pra deixar o chuveiro sempre novo é fazer a limpeza dele, viu? Muitas vezes a água não desce direito porque os furinhos de saída tão entupidos e engordurados. Então, limpe o seu chuveiro usando limpadores multiuso quando fizer aquela faxina mensal na sua casa. Assim, ele vai ficar novinho em folha!


Se a sua casa foi reformada ou você mexeu nos canos recentemente, é muito importante desatarrachar o chuveiro do cano e procurar por pedrinhas ou até mesmo areia que possam ter ficado no cano, tá? É que, muitas vezes, é por causa disso que a água não desce direito.


Mas olha só: sempre que for fazer qualquer manutenção, desligue a energia elétrica ou o disjuntor do seu chuveiro no quadro de distribuição, combinado? Nunca faça com ele ligado porque tem um grande risco de choque!

 


Entendendo a resistência

 

A resistência é a parte essencial pra fazer o chuveiro funcionar. Afinal, é ela que transforma eletricidade em energia térmica pra água sair quentinha por ele! Legal, né?


Mas, o que pouca gente sabe é que é normal a resistência ficar gasta com o tempo. Quando isso acontecer, não precisa jogar o chuveiro fora, não. É só ver a marca e modelo dele e trocar a resistência por uma nova. Muito fácil!


Ah, pra sua resistência durar muito mais, evite desperdiçar água e energia ficando muito tempo no banho ou deixando o chuveiro ligado sem ninguém dentro do box. Banhos curtos e com temperatura média fazem a resistência ter vida longa!


Procure sempre uma resistência da mesma marca e modelo do seu chuveiro


E aí, o que você achou dessas dicas? Se tá na hora de trocar o seu chuveiro, é só escolher um modelo bem legal pra você aqui no Magazine Luiza! Aproveite pra conferir as ofertas de peças e acessórios para chuveiro e braço para chuveiro/ducha.