Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como descartar cápsula de café?

Como descartar cápsula de café?

Vem ver como jogar fora do jeito ideal esses acessórios de cafeteira

Bebidas

Atualizado em 14 Out 20

2 min de leitura

Gente, a cápsula de café é usada na cafeteira elétrica e, por isso, deixa o dia a dia bem mais prático, né? Agora, depois de usar, é importante entender como descartar ela do jeito ideal pra que não polua o meio ambiente! Quer uma dicas? Vem comigo que eu te conto!


Por que reciclar as cápsulas de café?


Olha só, as cápsulas de café são feitas com materiais como plástico e metal. Pra ter uma ideia, se não jogado fora direitinho, o plástico dura mais de 400 anos na natureza. Já a duração do alumínio passa de 200 anos! Muito tempo, né?


E como as cápsulas são pequeninas, não fica difícil de escapar do lixo e acabar poluindo ruas, bueiros ou até mesmo o mar! Por isso, é bem importante a reciclagem.


Como reciclar ou reaproveitar as cápsulas?


Agora, tem vários jeitos de descartar direitinho as cápsulas, viu? Você pode devolver pra coleta, reciclar em casa ou até mesmo reaproveitar pra fazer artesanatos! Vem comigo que eu te explico melhor:


Devolva a cápsula pro fabricante


O mais prático é separar num saquinho descartável e levar pra um ponto de coleta. Muitas marcas de cafeteiras já contam com o próprio sistema de reciclagem. Por isso, recolhem as cápsulas usadas. Aí sim, hein?


Pra saber onde levar, é só olhar no site da sua máquina de café expresso! Lá eles explicam direitinho os lugares de coleta de cada região do país.


Mas é bom ficar de olho que a maioria dos fabricantes só aceita as cápsulas deles mesmo. Então, quem tem diferentes tipos de cafeteira precisa fazer essa separação, combinado? 


Descarte as cápsulas sem sair de casa


Agora, se não encontrar um ponto de coleta por perto, dá pra fazer a reciclagem em casa mesmo. Pra isso, é só lavar a cápsula com água e detergente e esperar secar.


Daí, já seco, corte com a ajuda de uma tesoura, a parte de plástico e a de metal. E, pronto, é só separar no lixo próprio pra cada material!


Ah, e é possível encontrar algumas cápsulas de café que são só de plástico! Assim, fica mais fácil ainda, né?


 
As cápsulas da Dolce Gusto não têm metal!

 

Reaproveite a cápsula


Outro jeito bem legal pra evitar que as cápsulas poluam o meio ambiente é reaproveitar! Dá pra fazer vários artesanatos.


Uma dica é transformar em vasinhos pra plantar sementes, usar como forma de picolé ou até mesmo pra guardar peças pequenas como clips, botões ou agulhas. Além de ajudar o meio ambiente, você fica com uma decoração linda. Amei!


Agora que já sabe como reciclar as cápsulas de café, pode consumir sem preocupação! É só escolher as favoritas aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Ah, quer saber mais sobre cápsulas de café? Vem dar uma olhadinha aqui que eu te ensino!


E pra quem é apaixonado por café, vale a pena conferir o aplicativo The Great Coffee App, que ensina como fazer várias bebidas usando o grão! Ele tá disponível pra iOS.