Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher a bola de basquete

Como escolher a bola de basquete

Saiba qual é a bola ideal pra você e pra sua família

Basquete

Atualizado em 9 Set 19

2 min de leitura

Gente, quem adora esportes e quer juntar os amigos ou a família pra muitas horas de diversão precisa investir numa bola de basquete, viu? E o legal é que o basquete é um jogo que dá pra praticar com crianças e adultos de qualquer altura e tipo físico! Quer saber mais sobre como escolher esse acessório pra disputar partidas incríveis? Vem comigo!


Tamanho da bola de basquete

 

Olha, o tamanho da bola de basquete é um detalhe que faz toda a diferença porque, se ela for grande demais pra você e seu time, pode atrapalhar as jogadas! Por isso, tem cinco tipos diferentes, tá?


Por exemplo, as bolas de tamanho 1, 3 e 5 são ideais pra crianças de até 12 anos! Elas são bem leves e pequenas, com mais ou menos 55 centímetros de circunferência e no máximo 300 gramas!


Agora, a partir dos 12 anos, as meninas podem usar a bola número 6, que pesa pouco mais de meio quilo e tem 72,3 centímetros de circunferência. E é essa que elas vão usar também na idade adulta! Já os meninos de 12 em diante e homens adultos usam a bola número 7, com pouco mais de 600 gramas e 74 centímetros! Legal!

Essa é uma bola feita de borracha com tamanho 7, ideal pra homens


Bolas pra cada tipo de quadra

 

Outro detalhe é que as bolas de basquete são fabricadas com materiais que levam em conta o lugar em que a partida vai acontecer, sabe? Ou seja, as quadras cobertas, como aquelas em ginásios, têm o piso mais liso e as bolas ideais nesse caso são as feitas de couro! Já os modelos pra jogos de rua com piso de cimento são fabricados com couro mais áspero, borracha ou materiais plásticos. Muito bom!


Daí, se você vai usar a bola em quadras externas e internas, tem algumas de materiais sintéticos bem resistentes pra escolher! Adorei!


Cuidados com a bola

 

Além disso, depois de encontrar a bola ideal pro seu jogo, você vai querer que ela dure bastante tempo, né? Então, é importante deixar esse acessório sempre limpo e com a quantidade ideal de ar!


Cada fabricante indica uma calibragem ideal pra bola, tá? Então, fica de olho nisso! Pra inflar ela, você pode usar uma bomba de ar. Só não esqueça que, se a bola ficar cheia com muito ar acima do recomendado, pode estragar ou até estourar!


 


Essa bomba de ar é indicada pra todos os tipos de bolas


Gostou? Agora que você já sabe como escolher uma bola de basquete, aproveita e dá uma olhadinha nessas dicas aqui sobre o esporte!

Tá pensando em escolher uma nova bola de basquete? Aqui no Magazine Luiza tem várias, viu? Aproveite pra ver as ofertas de rede de basquete.