Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como jogar dardos?

Vem saber todas as regras desse jogo

Jogos de Mesa e Salão

Atualizado em 30 Set 20

3 min de leitura

Gente, o jogo de dardos é a atividade esportiva ideal pra quem gosta de treinar mira e foco, viu? O legal desse jogo é que ele pode ser praticado em equipe, em dupla ou até mesmo sozinho. Agora, antes de começar a partida é bom conhecer todas as regras. Vem comigo que eu separei algumas dicas pra você entender melhor como jogar e contar os pontos! 


Como arrumar o tabuleiro de dardos


Olha só, antes de iniciar é bem importante organizar o espaço pra atividade, né? O bom do jogo de dardos é que ele diverte tanto em lugares pequenos, como apartamentos, quanto em ambientes espaçosos, como clubes! Ótimo, né?


Pra facilitar que todos os jogadores tenham as mesmas chances de acertar o alvo, tem algumas regras na hora de fixar o tabuleiro, tá? O centro dele deve ficar a 1,73 metro do chão. Já os participantes precisam tá numa distância de 2,37 metros do tabuleiro. Por isso, uma fita métrica ajuda nessa hora.


Uma dica pra ajudar é escolher um lugar na parede pra já deixar o alvo do jogo de dardos preso. Assim, você precisa medir uma vez só. Mais simples, né?


Agora pra saber se os participantes tão na distância certa, vale a pena marcar o chão com uma fita adesiva! A fita vai mostrar a linha de lançamento e se algum jogador ultrapassar na hora de arremessar o dardo, esse lançamento não é contado na pontuação!


Ah, essas são as regras oficiais pra quem disputa competições de dardos. Então, se você e seus amigos não ligam pra isso, é só encontrar uma distância que fica boa pra jogar.


Conheça as regras do jogo de dardos


Agora com tudo pronto, é só escolher quem vai começar. Pra isso, os jogadores lançam um dardo. Quem atingir mais perto da mosca, que é aquela bolinha do centro do alvo, começa!


Depois, cada jogador pode arremessar até 9 dardos antes da disputa começar a valer. Isso é pra dar oportunidade de todos se aquecerem.


Daí quando a competição tiver início, um por vez pode lançar 3 dardos por ronda, que é como chama a rodada no jogo de dardos. O número de rondas muda de acordo com a modalidade do jogo, tá?


No fim de cada ronda, é contado os pontos e só depois que você tira as pecinhas do tabuleiro.


Como é feita a pontuação do jogo de dardos


Olha, o tabuleiro do jogo de dardos é separado em 20 pedaços. Pra entender melhor, é só imaginar como se fosse um disco de pizza ou um relógio, tá? E é dividido em cinco áreas internas. Quanto menos espaço tem a área, maior a pontuação. Vem comigo conhecer o nome dessas áreas e qual é o valor de cada uma:


Área dos simples - É a parte mais fácil de acertar, já que conta com o espaço maior. É a região com as cores branco ou preto, viu? Nela só é contada o valor do pedaço. Por exemplo, se você arremessar o dardo no espaço que tiver marcando 8, a pontuação vai ser apenas 8.
 

Anel dos duplos - A região chamada de anel é aquela linha fininha que costuma ser verde ou vermelha. São duas: a área dos duplos é o círculo maior. Quem acertar ali, tem os pontos multiplicados. Ou seja, se acertar espaço 8, ganha 16 pontos!


Anel dos triplos - Esse o nome do círculo menor. Nela, os pontos são triplicados. Então, o pedaço 8 passa a valer 24 pontos. Uau!


Mosca simples - Essa é a parte de fora da bolinha do centro do tabuleiro, que costuma ter cor verde. Quem acerta ganha 25 pontos.


Mosca dupla - Já a mosca dupla fica bem no meio do alvo e por isso é bem difícil de acertar! Então, quem consegue ganha 50 pontos! Ela costuma ser vermelha, viu?


Ah e quem acertar fora dessas áreas, não pontua, tá?


 
Os números dos pedaços vêm escritos no tabuleiro pra ajudar na hora da pontuação

 

Dá pra jogar de vários jeitos: no mais conhecido, ganha quem chegar a zero primeiro. Ou seja, é só pensar num valor máximo pra iniciar e, a partir daí, a pontuação total de cada ronda é tirada desse valor. Legal, né?


Agora que você sabe como funciona a partida do jogo de dardos, é hora de escolher o seu aqui no Magazine Luiza. Vem ver!


Saiba mais:

Ah, e sabia que tem diferentes tipos de jogo de dardos? Vem dar uma olhadinha aqui  que eu te mostro!