Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como limpar capas de sofá

Como limpar capas de sofá

Saiba o jeito certo de higienizar elas na lavagem e dia a dia!

Capa para Móveis

Atualizado em 30 Nov 20

3 min de leitura

Gente, as capas de sofá são itens muito práticos pra manter o estofado sempre com um visual de novo, viu? E é simples deixar elas sempre lindas se você seguir as dicas certas. Quer ver só? Vem comigo!


Capas em viscoelástico e lycra: seque à sombra


Esses são os tipos mais leves e molinhos, com elástico ou fitas pra ficarem justos na forma do sofá e cobrir ele por inteiro, tá? Por isso, é uma capa que pode ir pra lavadora sem nenhum trabalho, é só usar sabão e amaciante.


Agora, coloque separada no ciclo leve ou médio, com água fria pra não estragar os elásticos ou encolher as fitas, combinado?


Outro detalhe importante é secar sempre à sombra, no varal, tá? As secadoras podem encolher e estragar os elásticos. Quando você for encaixar novamente, daí talvez não sirva como antes.


Por último, nem precisa passar! Assim que ajustar o tecido no estofado, ele alisa sozinho. O ferro não é indicado, porque esgarça a capa.


Como limpar no dia a dia


Nem sempre que a capa sujar precisa ir pra máquina. Se cair um pedaço de comida ou pouco de líquido, é só tirar a manchinha com duas gotas de detergente neutro na área marcada, viu? Daí passe uma esponja macia e úmida em movimentos circulares e depois use um pano seco.


Agora, se a sujeira for de migalhas ou pelos, é só aspirar com bocal pra cortinas ou tapetes.


Capas em microfibra: podem ir pra secadora


Olha, esse tecido é mais estofado e durinho que as capas com elástico. Outro detalhe dele é que o sofá não fica totalmente coberto. A microfibra se concentra principalmente em áreas como encosto, assento e braços.


Por isso, costuma ficar bem encardida com o tempo em certos pontos, principalmente nas dobras. Pra sujeira não acumular, lave a cada 2 ou 4 meses, viu? E quando levar pra máquina, dê preferência ao ciclo longo.


A microfibra também deve ser lavada sozinha. Se tiver um conjunto pra dois lugares, por exemplo, ponha uma de cada vez porque assim limpa melhor. Aposte no sabão líquido pra essa higienização!


Ah, esse tecido suporta bem a secagem a quente sem encolher. Como não tem elásticos, não esgarça. Então, pode ir na secadora, só que em temperatura média. Mas se decidir secar no varal, escolha a sombra, que conserva melhor as cores.


Cuidados com capas impermeáveis


Agora, as capas impermeáveis, ou seja, que não absorvem líquido ou manchas, são muito práticas, já que a cobertura especial faz ela ser praticamente à prova de sujeira. Demais, né?


Mas olha só: essa proteção acaba saindo se você não tomar certos cuidados. Por exemplo, pra deixar macia e fofinha, aposte no vinagre branco. Os amaciantes tiram parte do tratamento impermeabilizante. E não se preocupe que não fica odor de vinagre quando secar, viu?


Por último, use só água fria e nunca ponha na secadora. Deixe ela na sombra, pendurada no varal e sem calor por perto.

 

Se as capas forem impermeáveis, não use amaciante e nem ponha na secadora


Como conservar a microfibra no dia a dia


Se o tecido for em matelassê, aquele com pontilhados estofados, a poeira pode acabar se acumulando nesses cantinhos, sabia? Por isso, faça uma higienização preventiva. Vale a pena passar uma esponja com limpa estofado uma vez por semana. Se aparecer manchas, borrife álcool direto nela e esfregue com um pano.


E espere secar antes de passar o aspirador de pó com o bocal pra estofados dos dois lados. Depois tire a capa do lugar e faça a limpeza normalmente.


Precisando de uma capa de sofá nova? Escolha aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Por falar em aspirador, você conhece as vantagens de ter a versão de mão? Clica aqui que eu te conto mais sobre esse equipamento!


E se quiser facilidade na hora de escolher o produto de limpeza pra limpar tecidos, estofados e várias áreas da casa, acerte em cheio baixando o app Limpe Fácil UAU pra iOS ou Android.


Agora, se for dar aquela repaginada na sala com sofás e móveis novos, clica aqui e contrate os nossos parceiros pra ajudar!