Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Compasso: saiba mais

Compasso: saiba mais

Entenda pra que serve e aprenda a usar o instrumento!

Desenho

Atualizado em 18 Abr 22

2 min de leitura

criança usando compasso

Gente, o compasso é um item de papelaria, que vai facilitar bastante na hora de fazer figuras circulares, viu? Isso porque ele ajuda a desenhar linhas arredondadas, seja num trabalho mais artístico ou profissional. Quer conhecer melhor essa ferramenta? Vem comigo!


Muito além dos círculos


Olha, muitas pessoas já tiveram dificuldade de fazer círculos e arcos à mão livre, né? Por isso, quem precisa criar esses formatos nos desenhos vai adorar o compasso. Ele agiliza e dá qualidade no resultado final. Gostei!


Pra começar, o instrumento conta com duas hastes presas num ponto fixo, na parte de cima. Uma das pontas tem uma agulha e a outra um lugar pra encaixar grafite. Em algumas versões, também dá pra colocar lapiseira ou caneta.


O compasso auxilia ainda quando precisa medir as distâncias, como, por exemplo, na área de navegação. Isso porque a perninha do equipamento facilita a transposição de um ponto ao outro no mapa.


Vai ser simples de usar


Pra quem tá com dúvidas de como usar, saiba que é bastante simples! Isso porque  basta apoiar a ponta da agulha no material em que vai desenhar ou riscar. E aí, na parte que une as duas hastes, girar o compasso.


Ah, é importante que o instrumento sempre fique um pouco deitado quando for fazer o movimento, pra ele não escapar, tá?


Na outra haste que não tem a agulha, dá pra achar versões que usam grafite ou encaixam lapiseiras e canetas. Você também encontra opções que não servem pra desenhos, apenas pra riscar. Um exemplo são os compassos utilizados por marceneiros.

 

compasso de ponta seca

O compasso de ponta seca também é aproveitado por mecânicos
 

Outro detalhe é que, quando não tiver riscando com o compasso, a ponta dele precisa ficar protegida, tanto por questão de segurança, como pra conservação do instrumento. Pra isso, é legal apostar num estojo ou então espetar uma borracha nessa parte.


Pra todas as idades


Na hora de escolher, é importante saber em qual atividade vai usar essa ferramenta. Mesmo sendo um item simples, ele tem algumas funções bem particulares.

 

compasso azul

Esse compasso já traz um sistema igual a uma lapiseira


A versão mais conhecida é o compasso escolar. O modelo segue aquele padrão de duas hastes e costuma ser fabricado de material plástico.


Outra opção legal são os compassos profissionais. Algumas versões são usadas em desenhos técnicos. Elas costumam vir com uma haste firme e feitas de materiais resistentes, como, por exemplo, metais.


Tem também os acessórios pra artesanatos, que, em geral, trazem duas pontas secas pra riscar.


Sabia que ainda dá pra achar compassos pra medir distâncias? Pois é! Esses instrumentos foram desenvolvidos pra verificar a proporção do espaço. Muitos navegadores e militares usam nas atividades!


Gostou do compasso? Ele tá te esperando aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Tá querendo conhecer mais sobre instrumentos de desenho técnico? Na matéria Desenho técnico: conheça os materiais, eu te mostro.


Agora se precisar fazer desenhos técnicos virtuais, o aplicativo AutoCAD é ideal pra isso. Tem pra Android ou iOS.


Precisa montar os móveis no escritório? Os nossos parceiros podem te ajudar!