Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Confeitaria: principais acessórios

Confeitaria: principais acessórios

Saiba quais são os itens essenciais pra fazer e decorar bolos incríveis

Decoração de Festa

Atualizado em 17 Dez 19

3 min de leitura

Gente, vale a pena investir em acessórios de confeitaria pra fazer bolos de dar água na boca de um jeito bem mais prático, viu? As formas e assadeiras, por exemplo, são recipientes usados pra assar a massa deles e servem também pra fazer outros tipos de doces, como tortas e pudins. Então que tal conhecer detalhes de itens essenciais usados por confeiteiros pra arrasar na cozinha? Vem comigo!


Formas e assadeiras

Olha, dá pra contar com formas e assadeiras de diferentes tamanhos e formatos, tá? E isso ótimo porque você pode escolher a opção ideal levando em conta o tipo de sobremesa que vai fazer e a medida da receita. Demais, né?


Só pra você ter uma ideia, as formas redondas que são ótimas pra assar bolo costumam ter em média entre 15 e 25 centímetros de circunferência. Já os modelos com furo central, de 20 a 25 centímetros de diâmetro.


E os tipos retangulares chegam a ter 33 centímetros de comprimento e 23 centímetros de largura!


Agora, também é bom ficar de olho no material da forma! É que os modelos de alumínio são resistentes e mais em conta. Por outro lado, os de silicone ocupam menos espaço, já que podem ser guardadas dobradas, são bem eficientes na hora de desinformar e fáceis de limpar. Muito bom!


 


Essa forma de silicone é ideal pra assar bolos com o formato de girassol


Medidores e dosadores

Pra acertar em cheio na quantidade de ingredientes de bolos e sobremesas, a dica é usar medidores e dosadores, viu? Um exemplo legal é o copo dosador graduado que serve pra separar a quantidade exata de ingredientes líquidos, como água ou leite, hein!
 

Além disso, dá pra investir nos medidores de ingredientes secos, que são ótimos pra medir açúcar, farinha e outros produtos, tá? O bom é que com um kit de medidas de 10 peças fica fácil usar diferentes medidas pra fazer qualquer receita. Adorei!


 


Esse kit já vem com opções de medidores e copo dosador graduado


Cortador de bolo

Já o cortador de bolo é um acessório pra confeitaria bastante específico porque é indicado pra dividir a massa do bolo pronto em camadas pra rechear eles, sabe?


E aí é possível escolher entre o modelo que parece um aro e que serve de apoio pra passar a faca pra cortar o bolo; ou o tipo com formato parecido com o de um cabide e que tem um fio reto preso na ponta que se usa pra cortar o bolo.


Esse segundo também nivela a massa e alguns contam com dois fios, dividindo a massa em três pedaços de uma só vez. Muito bom!



Esse cortador de bolo conta com dois fios e separa o bolo em até três partes


Espátula de confeiteiro

Outro utensílio de confeitaria que não pode faltar é a espátula de confeiteiro, viu? Ela até se parece com uma faca, só que sem lâmina de corte. Daí a vantagem é que ela ajuda a espalhar e nivelar recheios e coberturas de bolo. O resultado final fica bem mais bonito! Aí sim!


Agora, você sabia que as espátulas de confeitaria costumam ser feitas de alumínio e chegam ter em média 45 centímetros de comprimento? Pois é! E isso é o que dá um acabamento lisinho de cremes, pastas ou qualquer outro tipo de recheio ou cobertura.



A espátula de confeiteiro ajuda deixar o recheio e a cobertura do bolo lisinhos


Bicos de confeitar

Além disso, pra caprichar na decoração, que tal aproveitar a praticidade dos bicos de confeitar? Mas olha só: eles são usados junto com o saco pra confeitar e dá pra escolher entre os de tipos de plásticos, que são práticos e descartáveis, ou os emborrachados, que podem ser lavados e reutilizados. Gostei!


Aí basta pôr a cobertura do bolo dentro do saco pra confeitar e apertar devagarinho pro creme sair pelo furo do bico. E como são várias opções de formatos, dá pra fazer flores, pétalas, folhas e muito mais com esses bicos, hein!


 


Os bicos de confeitar são ideais pra fazer detalhes incríveis de decoração


Uma dica: vale a pena prestar atenção no número do bico porque isso é o que determina o tamanho do detalhe, tá? E o resultado dos bicos menores costuma ser mais delicado!


Ah, e pra fazer massas deliciosas é legal contar também com uma batedeira incrível! Quer conhecer detalhes das batedeiras portátil, orbital e planetária pra saber qual a ideia pra você? Clica aqui!


Todos os acessórios de confeitaria pra você arrasar na cozinha tão aqui no Magazine Luiza! Dá só uma olhadinha!