Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça as Lanternas automotivas

Conheça as Lanternas automotivas

Eu te explico pra que serve cada uma!

Iluminação Automotiva

Atualizado em 30 Mar 21

3 min de leitura

Gente, a lanterna automotiva é um acessório de iluminação de carro obrigatório pelas leis de trânsito, viu? Serve pra sinalização e ajuda a ver bem veículos por perto e de longe, pedestres e a própria rua, principalmente à noite. Por isso, a lanterna de freio ou brake light, lanterna de placa, lanterna dianteira, lanterna pisca ou seta e a lanterna traseira são fundamentais pra dirigir com segurança. Quer conhecer melhor elas? Vem comigo!


Lanterna de freio: avisa que o carro tá parando


Olha, a lanterna de freio também é conhecida como brake light e avisa o carro de trás que o veículo à frente tá parado ou parando, tá? Geralmente tá localizada na lateral e na parte de cima do automóvel.


E quando é acionada mostra uma luz vermelha muito forte, o que facilita o destaque como sinalizador.

 


Essa lanterna brake light é ideal pra Toyota Hilux, anos 2005 a 2015


Lanterna de placa: pertinho da matrícula do veículo


Outra lanterna automotiva é a lanterna de placa, na cor branca, que fica logo em cima da matrícula do carro, no porta-malas ou para-choque, tá? Isso traz praticidade pros números e identificação aparecerem, o que pode evitar erros em radares, por exemplo.


Uma curiosidade é que a lanterna de placa é ligada junto do interruptor de luzes. Ou seja, assim que você gira a chave no carro e as luzes acendem, ela segue o comando automaticamente.

 


Essa lanterna de placa é pra carros como o Corsa, Meriva, Astra e Vectra


Lanterna dianteira: pra indicar que vai estacionar


E a lanterna dianteira é usada pra mostrar que o carro tá parando, por exemplo, como parques de estacionamento e próximo do meio fio na via pública. Conta com a luz na cor branca ou amarela pra passar essa informação. Além disso, deve ficar acesa à noite durante todo o tempo que o carro tiver estacionado numa vaga com o motor do automóvel ainda ligado.


A lanterna dianteira é fundamental ainda pra quando tiver fazendo o embarque e desembarque em ruas com muito movimento ou de um jeito rápido, como em aeroportos, na frente de escolas, entre outros.

 


Essa lanterna dianteira é pra Polo Classic Cordoba anos 1997 a 2001


Lanterna pisca ou seta: pra mudar de direção


Agora, quando o carro for mudar de direção, seja pra esquerda ou direita, a lanterna pisca ou seta é a opção certa!


Um detalhe dessa lanterna automotiva é o uso em situações de emergência, por exemplo, em caso de pane no meio da via. Além disso, devem ser da cor âmbar, um tom de laranja, na parte da frente e âmbar ou vermelha na traseira.

 


Essa lanterna pisca ou seta serve pra carros como Gol, Parati e Saveiro


Lanterna traseira: várias lanternas numa só


Já a lanterna traseira é um tipo de lanterna automotiva completinha. Isso quer dizer que alguns carros sinalizam com uma peça só, que traz as funções de pisca, sinalização de direção e freio.


A peça costuma ser bicolor ou tricolor, com as opções de duas cores com luzes de LED vermelha e branca; e na de três cores é colocada também uma luz amarela, bastante útil como faróis auxiliares.


 
Essa lanterna traseira é pra Siena G3 de 2005 a 2011


Gostou da lanterna automotiva? Aproveite e escolha aqui no Magazine Luiza modelos de lanterna de freio ou brake light, lanterna de placa, lanterna dianteira, lanterna pisca ou seta e a lanterna traseira!


Saiba mais:


Ah, depois de checar as lanternas automotivas pra uma viagem, que tal reforçar a manutenção e levar junto um carregador de bateria? Na matéria Carregador de bateria automotivo eu te conto as vantagens desse acessório!


E pra não deixar de lado nenhuma manutenção, vale a pena baixar o aplicativo Meu Carro Manutenção Serviços! Tá disponível pra sistema operacional Android.


Já se tiver precisando fazer alinhamento e balanceamento do veículo, conte com os serviços dos nossos parceiros!