Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça o adesivo pra decoupage

Conheça o adesivo pra decoupage

Saiba as diferenças dele pra outros tipos de adesivo

Convites, Cartões e Embrulhos

Atualizado em 23 Fev 21

3 min de leitura


Gente, o adesivo pra decoupage é ótimo pra decorar caixas, paredes, móveis e outras superfícies lisas de um jeito mais fácil que o tradicional. Basta recortar a parte que vai usar, tirar a camada de proteção do aderente e colar. Legal, né? Vem comigo, conhecer melhor esse adesivo!


Praticidade pra trabalhar com o adesivo


Pra começar, o adesivo pra decoupage é ideal pra quem trabalha com esse tipo de arte. Muitos modelos já vêm recortados, o que facilita bastante na hora de preparar encomendas com muitos itens iguais, como as lembrancinhas de uma festa de aniversário.


O adesivo pra decoupage costuma vir num pacote com 10 unidades. Na hora de usar, é só separar 1 folha e aproveitar a cola que já tá nela. Mas se quiser reforçar a fixação pra dar um acabamento ainda melhor no seu artesanato, a dica é passar um pouco de cola pra tecido, tá?


A vantagem desse adesivo é que tem como grudar em madeiras, tecidos, paredes lisas, metais e plásticos. Basta limpar a superfície pra evitar que poeira e gotinhas de água criem bolhas embaixo do adesivo. Ah, também é bom esticar a folha antes de grudar.

 

Dá pra usar as folhas de adesivo pra decoupage inteiras ou recortadas


Conhecendo melhor as opções de adesivo pra decoupage


Olha, você encontra o adesivo pra decoupage com diferentes temas e cores. Mas precisa saber que ele pode ser em papel ou vinil, hein?


O adesivo de papel é o tradicional. Dá pra achar esse tipo nas opções fosco, reciclado e brilhante. Pras capas de livros e agendas, lembrancinhas de aniversário e rótulos, o brilhante é o ideal!


Já o adesivo de papel fosco é ótimo pra ser usado em casa, rotulando pastas e cobrindo caixas. E o reciclado vem com textura e cores especiais, dando um toque a mais de trabalho manual.


A outra opção de adesivo pra decoupage é o de vinil, que é bem resistente e flexível porque é feito de plástico. Dá pra achar ele em diversas cores. Gostei!


Diferenças entre os tipos de adesivos


O adesivo pra decoupage é próprio pra revestir, ou seja, dar um novo acabamento pro que você quiser. O colante nesse tipo de adesivo é muito potente, então gruda bastante em qualquer tipo de superfície lisa.


Os outros adesivos têm aplicações específicas, então são ótimos pra certas atividades. Os de caderno, por exemplo, grudam direitinho nas folhas de papel, enquanto os de vitrine são feitos pra portas e paredes de vidro.


Também tem diferença no tamanho entre os adesivos pra decoupage e os outros tipos. Os de decoupage costumam vir com a altura de 45cm, ou centímetros, e o comprimento variável. Muitos chegam a 10 metros, viu?

 

As folhas de adesivo pra decoupage vêm enroladas em tubos


Decorando uma caixinha de MDF com adesivo pra decoupage e tinta


Agora, pra você aprender a usar o adesivo pra decoupage, eu vou te mostrar o passo a passo da decoração de uma caixinha de MDF.


A primeira dica é tirar os parafusos que deixam abrir e fechar a tampa da caixa, tá? Isso facilita muito as próximas etapas.


Uma tinta PVA, com a cor da sua preferência, pode ser usada pra colorir a parte de dentro e de fora tanto da caixa quanto da tampa. Se quiser um efeito diferente, é só escolher uma cor pra cada. Basta usar um pincel chato de número 18, e não precisa diluir a tinta pra usar.


Já o adesivo pra decoupage é o mais fácil. Depois de tirar o protetor do aderente, cole com cuidado na tampa da caixa de MDF. Se sobrar adesivo nas laterais, um estilete te ajuda a tirar esses restos!


E pra finalizar, basta pôr a fechadura na caixinha. Mas isso só deve ser feito quando ela tá com a tinta sequinha, combinado?

 

Caixas de MDF ganham um novo visual com as técnicas da decoupage


Encontre vários modelos de adesivo pra decoupage aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Na matéria Saiba Usar as Tintas pra Artesanato eu te mostro opções pra diferentes materiais como vidro, tela, MDF, papel.


Além da decoupage, é legal conhecer outras técnicas de artes que são ótimas pra decorar. No app Aprenda Artesanato e Artes DIY, que tá disponível pra Android, dá pra se inspirar em muitas ideias e projetos.


E se o seu ateliê tá precisando de móveis novos, mas você não sabe como montar, os nossos parceiros podem te dar uma mãozinha nesse serviço!