Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça o pincel de água

Conheça o pincel de água

Veja dicas de como usar e arrase nas pinturas

MDF

Atualizado em 17 Fev 21

3 min de leitura

Gente, o pincel de água é um acessório pra pintura muito parecido com uma canetinha, só que tem cerdas de nylon, tá? E como vem com um espaço pra pôr a tinta dentro, ajuda a continuar o desenho sem pausas pra pegar a cor num godet, por exemplo. Quer saber mais sobre eles, também conhecidos como pincéis com reservatório? Vem comigo!


Pra que serve o pincel de água?


Olha, o pincel de água é perfeito pra pinturas com guache ou aquarela. E também arrasa na hora de criar letras no estilo de caligrafia, pois ficam fininhas e estilosas. 


E esses pincéis com reservatório são muito práticos porque você não precisa molhar a ponta num recipiente com água. É que o próprio acessório já faz esse serviço de diluir o líquido dentro dele e passa tudo pro papel certinho.


Ótimo pros momentos que não é possível contar com todas as ferramentas e instrumentos de pintura, né?


Dicas de como usar o pincel de água


Não tem muito segredo na hora de pintar: é só desrosquear a ponta e encher o restante do corpo do jeito que você preferir: pode ser com água, tinta, uma mistura dos dois ou até mesmo vazio. É isso mesmo!


Pra usar o pincel com tinta, basta colocar um pouco de uma versão fininha e bem líquida e sair desenhando ou escrevendo, tá? Uma dica é apostar em tipos como nanquim, guache ou aquarela líquida.


Olha só outros usos desse pincel:


Pincel com água: ideais pra quando pintar com tintas grossas


Agora, se quiser pintar com materiais grossos, como aquarela em pastilha, pastosa ou em barra ou lápis de cor aquareláveis, dá pra encher o seu pincel inteiro com água.


Você pode passar ele na ponta do lápis quando for usar ou já direto em cima de um desenho feito no papel. É só deixar apontado na direção da folha na vertical que a água sai.


E se não descer, aperte um pouquinho o reservatório com as mãos. Aí o líquido escorre e se espalha no material.


É ideal pra diluir a água no papel e dar uma sensação meio borrada na sua obra de arte! Demais!

 

Esse pincel ainda conta com uma tampa que guarda direitinho sem manchar!


Pincel com tinta e água é bom pra caligrafia


Outra opção legal é pôr um pouco de aquarela ou guache e completar com água, que pode ser da torneira. Daí é só chacoalhar e ver se a mistura ficou uniforme.


Esse jeito de usar o pincel de água é perfeito pra caligrafias, viu? E como o conteúdo todo já tá dentro do reservatório, dá a impressão que a tinta nunca vai acabar porque  rende muito. Aí sim!


Pincel de água vazio funciona como versão convencional


Dá pra usar o pincel de água vazio. Se você escolher isso, vai molhando ele na tinta e na água enquanto desenha no papel. É como se tivesse usando o pincel tradicional, sabe?


As vantagens do pincel de água


Esses acessórios de arte são bem práticos de transportar e levar em viagens, passeios ou sempre que quiser pintar fora de casa! E as tampinhas costumam contar com sistema de rosca que não deixa a tinta ou a água de dentro vazar. Ideal pra levar em bolsas ou  mochilas.


Outra vantagem é que, por ser feito de plástico e ter cerdas de nylon, é ainda mais resistente que os de madeira, então dura bastante tempo! E se você colocar água limpa no reservatório, esse espaço nunca vai ficar sujo. Adorei!

 

Esse pincel de água deixa as pinturas lindas e com um toque original!


E aí, procurando um pincel de água? Aqui no Magazine Luiza dá pra encontrar vários modelos!


Saiba mais:


Ainda não sabe desenhar e quer muito aprender? Então dá uma olhadinha na matéria Conheça o gabarito pra desenho.


E pra pintar bem, é legal contar com um bom espaço de trabalho, né? Se precisar de ajuda com a sua mesinha, contrate o serviço dos nossos parceiros em Montagem de escrivaninha ou mesa para computador.


Quer pintar mesmo quando não tiver um pincel de água e tintas por perto? Você também pode desenhar na tela do celular. Baixe o app PicsArt Color Pintar, disponível em Android ou iOS.