Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça os cortes suínos

Conheça os cortes suínos

Vem entender as diferenças de cada parte do porco!

Alimentos

Atualizado em 3 Ago 20

4 min de leitura

Gente, a carne suína é dividida em cortes que vêm das diferentes partes do porco. Têm as que são bem macias, suculentas, outras mais ou menos gordurosas e assim por diante. Essas características determinam como a carne deve ser preparada, por isso, é importante conhecer os principais cortes suínos. Então,vem comigo saber mais sobre o assunto!


Entendendo os cortes suínos


Olha só, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos a ABCS, a carne de porco pode ser dividida em mais de 100 tipos de cortes! Quanta coisa, né? Isso, porque a carne suína é bem versátil e muitas vezes uma mesma região do porco pode mudar de sabor, textura ou aspecto.


Os cortes de regiões que têm mais carne como a barriga, a costela e alcatra são ideais pra preparos na grelha, na churrasqueira ou no forno.


Mas, quando se trata de porco, dá pra aproveitar quase tudo! É só pensar numa feijoada. Nela vai pé, orelha, rabo e muitas outras partes não convencionais e ainda assim fica uma delícia, né?

Na feijoada, é possível aproveitar vários cortes suínos


Os principais tipos de cortes suínos


Se você quer entender pra que serve cada corte da carne suína e quais receitas ficam boas com eles, eu preparei uma lista explicando cada tipo, olha só:


Alcatra: o corte da alcatra é ideal pra preparos caseiros, como um bife feito na frigideira ou assado! Isso, porque se trata de uma carne bem suculenta e ao mesmo tempo magra, ou seja, não tem tanta gordura.


Bisteca: é um dos cortes suínos mais populares, né? Ela faz sucesso nos churrascos porque é suculenta e bem macia! Dá pra preparar de diversas  maneiras, como grelhada, assada ou frita. A bisteca fica uma delícia temperada com limão, viu?


Barriga: a barriga de porco também é conhecida como pancetta e é dela que sai o bacon. Ela é muito saborosa porque é uma parte com muita gordura. Quando frita, ela forma uma casquinha crocante por fora.

A barriga de porco é ótima pra servir de petisco ou entrada


Copa-lombo: corte bem suculento, saboroso e versátil, dá pra fazer muita receita com ele, de bifes à hambúrguer. Você pode encontrar a peça inteira ou fatiada, picada em cubos ou moída.


Costela: a costela suína faz muito sucesso e não pode faltar num churrasco, né? É uma das partes mais macias e suculentas do porco, por isso, ela fica muito boa quando preparada na churrasqueira! Mas também dá pra desfiar e usar pra rechear tortas, quiches e sanduíches. Pra que fique ainda mais saborosa, a dica é deixar marinando de um dia pro outro, tá?

A costela fica uma delícia quando é temperada com molho barbecue


Filé-mignon: é um corte muito nobre, que fica perto do lombo. Ótimo pra preparos no forno ou grelha. Ele tem um preço mais em conta do que o lombo, mas é tão saboroso quanto!


Joelho: sabia que joelho de porco é uma iguaria da culinária alemã? Pois é, lá eles fazem muito o joelho de porco assado no forno e costuma ser servido com chucrute. É um corte mais duro e com bastante osso, mas tem muito sabor.


Lombo: o lombo suíno não pode faltar no churrasco, porque é uma carne leve, magra e que fica uma delícia servida com limão ou abacaxi.


Maminha: é uma parte do pernil que tem o sabor mais leve, por isso, normalmente, é servida junto com outros acompanhamentos como legumes ou purê, por exemplo.


Orelha: é uma região que tem bastante cartilagem, então é mais usada pra dar sabor na feijoada.


Ossobuco: é um corte bem macio, que é retirado de uma parte do pernil, tá? Dá pra fazer de várias maneiras, mas ele assado fica mais saboroso.


Paleta: bom pra receitas do dia a dia, pois dá pra preparar tanto no forno quanto na churrasqueira ou na panela. Pra ganhar ainda mais sabor, deixe a carne marinando de um dia pro outro.


Papada: a papada é ideal pra fazer torresmo, já que é uma região com muita gordura do porco.


Pé: no Brasil, é um corte mais usado na feijoada, mas na Europa, o pé aparece em outras receitas como recheado.


Pele: a pele também é ótima pra fritar e fazer torresmo, mas também pode ser usado em caldos e sopas.


Pernil: o pernil é a junção de vários cortes como alcatra, picanha, ossobuco e a maminha, mas ele pode ser assado de uma vez só na churrasqueira ou no forno. É a parte inteira da perna do porco.


Picanha: a picanha suína é muito suculenta e bem macia e saborosa, por isso, é considerada um corte nobre, como a picanha bovina. Perfeita pro churrasco, mas dá pra assar no forno também.


Rabo: mais um corte que é muito encontrado na feijoada! Mas tem também a rabada, que é prato bem popular no Brasil, em que o rabo assado é servido junto com verduras, como o agrião, e legumes, como tomate e pimentão.


Suã: o suã é um corte que fica entre a costela e o lombo do porco. Em regiões do país como Minas Gerais, Góias e algumas cidades do interior de São Paulo, é muito usado em várias receitas, como o arroz de suã, em que ele é desfiado e misturado com os grãos.


Dá pra fazer muitas receitas com os cortes de porco, né? Aqui no Magazine Luiza você encontra carne suína sempre fresca e de qualidade. Vem conferir!


Saiba mais:


E se você é apaixonado por churrasco, tem que conhecer o aplicativo Meu Churras, viu? Ele calcula direitinho o quanto de cada corte você vai precisar tlevando em conta o número de convidados. Ele tá disponível pra iOS e Android.


Ah, e quer conhecer os principais cortes bovinos? Então, dá uma olhadinha aqui que eu te ensino!