Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça os tipos de cabo de áudio

Conheça os tipos de cabo de áudio

Descubro todos os modelos e veja pra que servem

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 4 Out 19

3 min de leitura

Gente, na hora de ouvir música em alguns aparelhos, um cabo de áudio pode ser muito útil, né? Principalmente quando você precisa conectar vários equipamentos ao mesmo tempo! Por isso, é importante conhecer os cabos RCA, HDMI, Midi, USB, P1, P2, P3, P10, S/PDIF e XLR pra saber qual é o momento certo de usar cada um. Vem comigo que eu te conto tudinho!


Cabo RCA

Olha, o cabo RCA é aquele que tem três pontas com um pino colorido em cada: amarelo, branco e vermelho. Ele é usado pra ligar aparelhos de som, amplificadores e televisores em outros equipamentos, tá?


Uma das suas vantagens é a qualidade de imagem e de som que ele transmite, que é muito alta! Enquanto o amarelo fica com o vídeo, o vermelho é o do áudio e o branco é do canal esquerdo do som estéreo. Legal, né? A única coisa é que esse cabo é usado em aparelhos mais antigos, e hoje em dia já tá sendo substituído por outros mais modernos!



Mesmo sendo de alta qualidade, o cabo RCA é usado em aparelhos mais antigos


Cabo HDMI

Agora, esse é um dos mais conhecidos, né? Mas assim como o RCA, o cabo HDMI não é só de áudio! Ele é uma versão mais moderna pra transmitir dados em alta resolução, ou seja, de muita qualidade pra televisores, computadores e consoles.


Daí você encontra vários modelos de cabo HDMI, mas a diferença tá na velocidade e na qualidade da transmissão dos dados. São 19 pinos diferentes, que devem ser encaixados direitinho no seu aparelho, tá?


Cabo Midi

Já o cabo Midi é usado pra conectar instrumentos musicais, como em shows e até estúdios. Mas em alguns equipamentos mais novos, ele vem sendo trocado pelo cabo USB, viu? Muito bom!


Cabo USB

O cabo USB é usado pra quase tudo! Ele vem na caixinha do celular, recarrega a bateria de outros aparelhos, serve pra passar arquivos pro computador e muito mais!


Só que são vários os tipos de cabo USB. Eu separei alguns pra te mostrar:


USB-A: serve em consoles, televisores e outros equipamentos
USB-B: usado mais em impressoras e eletrônicos que precisam ser ligados num computador
Mini-A: era o cabo usado nos celulares mais antigos, antes do micro-USB
Micro-USB: usado em muitos smartphones, tablets, baterias externas e consoles
USB-C: cabo USB mais moderno e que tá sendo usado nos aparelhos novos
Lightning: não é um USB, mas é parecido com o USB-C. Ele é o cabo que a Apple usa em seus aparelhos


 


O cabo USB tem vários formatos e transmite áudio, imagem e outros arquivos


Cabo P1, P2, P3 e P10

Esses cabos também são chamados de TRS, tá? Eles têm o formato cilíndrico e diferentes canais. Não entendeu? Calma, que eu te explico!


Cabo P1: apenas som mono com 1 canal de áudio
Cabo P2: só som estéreo com 2 canais de áudio
Cabo P3: com estéreo com 2 canais de áudio, mas num acessório que tem fones de ouvido e microfone
Cabo P10: som estéreo com 2 canais de áudio e microfone separados


Cabo S/PDIF

Agora, o cabo S/PDIF transmite áudio digital com alta qualidade, sem interferências eletromagnéticas causadas por outros equipamentos, sabia? Ele é parecido com o HDMI, mas só funciona com som!


 


O cabo S/PDIF é de altíssima qualidade, mas só transmite áudio


Cabo XLR

Por último, mas não menos importante, tem o cabo XLR, que é usado pra conectar microfones e mesas de som. Ele pode ter 3, 4, 5, 6 ou 7 pinos, com ou sem trava pra evitar que se desconecte, tá? Demais!


Além disso, na hora de conectar esses e outros cabos, pode ser preciso usar um adaptador, viu? Eu te mostro alguns aqui pra você conhecer!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra os cabos RCA, HDMI, Midi, USB, P1, P2, P3, P10, S/PDIF, XLR e adaptador de áudio. É só escolher o seu, vem conferir!