Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça os Tipos de Telhas

Vem ver as opções pra usar na construção ou reforma da casa!

Material de Construção

Atualizado em 17 Dez 21

4 min de leitura

homem em cima de telhado arrumando telhas

Gente, as telhas são essenciais na construção pra cobertura de casas e outros edifícios, viu? Você consegue encontrar de vários materiais diferentes. E ajudam a não ter infiltrações de água ou do vento. Quer saber mais detalhes dessas telhas? Vem comigo que eu te conto: 


O que são as telhas e de quais materiais são feitas?


Olha, pra formar o telhado, é usado um conjunto de telhas. As tradicionais são feitas de cerâmica, mas dá pra achar de pedra, cimento, amianto, metal, vidro, madeira e até de plástico.


Pra escolher qual o melhor material, tem que levar em conta situações como por exemplo se chove muito ou não, e outras características de clima e temperatura da região. E o modo como vai ser utilizado também faz a diferença.

 

telha vermelha ecológica e feita com fibra vegetal

Essa telha é ecológica e feita com fibra vegetal


Saiba quais são os tipos de telhas


Quando for construir ou reformar a casa é bom dar uma checada nos tipos disponíveis e quais ferramentas são ideais pra obra.


E pra sair exatamente como o planejado, é essencial decidir o modelo de telha logo no início, como na parte de projeto ou da planta, tá? Isso porque cada um precisa de uma estrutura diferente. Dá só uma olhadinha nas opções:


Telha de cerâmica: as tradicionais e práticas pra construção


As telhas de cerâmica são tradicionais e básicas. São feitas da mistura de argila e barro cozidos. Legal, né? Também costumam ser chamadas de barro, pela cor laranja que é específica do material.


As principais encontradas desse modelo são as coloniais, francesas, portuguesas, romanas, americanas e as esmaltadas, que são mais resistentes.


Uma das vantagens aqui é que dão um visual bem rústico pra casa ou outro edifício. Também são fáceis de instalar e ficam com um acabamento ótimo. Além de ser prática, flexível e ainda deixar o telhado bastante seguro.


É indicada pra usar em coberturas de casas, prédios residenciais e até áreas de lazer e quiosques.

 

telha de cerâmica romana

Essa telha é de cerâmica e do modelo romana com altura de 1,5 cm ou centímetros


Telha de PVC: leve e prática


A telha de PVC é um tipo mais leve, mas bem resistente. Pode ser encontrada com várias formas e até imitar uma de cerâmica.


São fáceis e práticas de instalar e por não serem pesadas, a estrutura pra suportar dispensa usar muita força. As tradicionais contam com os modelos coloniais e onduladas.


Tem de cores diferentes e permite inclinações nas construções. E por isso se adapta tão fácil a tantos projetos. As transparentes deixam a luz natural entrar nos ambientes.


São indicadas pra cobertura de corredores, garagens, estufas e as áreas que costumam ficar mais escuras.

 

telha de pvc branca

Essa telha é de PVC e tem 241 cm ou centímetros de altura por 88 cm de largura


Telhas de fibrocimento: versáteis e resistentes


O tipo de fibrocimento veio pra substituir as antigas de amianto. São muito resistentes com as mudanças no clima e dão um ótimo isolamento térmico pro ambiente! 


Tem de vários tamanhos e espessuras. Além de serem versáteis porque tampam vãos sem precisar de apoio. Isso aumenta o espaço e diminui o suporte que precisa pra formar o telhado. Legal, né?


Também duram bastante e são fáceis de instalar. E se preferir, dá pra pintar e aí melhora não só o visual, mas o controle da temperatura.

 

telha de fibrocimento ondulada

Essa telha é de fibrocimento, ondulada e com acabamento liso


Telhas de policarbonato: pra uma luz natural


As telhas de policarbonato protegem contra os raios solares e não absorvem calor. Isso deixa com uma temperatura bem agradável nos cômodos.


Também fazem a luz natural passar. E o legal é que aí gasta menos energia elétrica. Uau!


Além disso, são muito resistentes a impactos, tá? Indicadas pra cobrir ambientes, como por exemplo a área de serviço, piscinas, garagens, varandas e até sacadas. Como ficam transparentes, substituem o telhado nesses lugares.


Ah, e pra instalar é bem prático, porque são mais leves e não precisam de tanto suporte.

 

telha de policarbonato

Essa telha de policarbonato tem acabamento natural e 244 cm de altura


Telhas de vidro


Agora, as telhas de vidro iluminam mais o lado de dentro dos ambientes da casa e podem ser usadas junto com os outros tipos. 


Costumam aparecer nas casas de praia e em lugares que têm mais sol, como nas áreas com piscina. Passa a luz pelo telhado e deixa claro as partes escuras.


O bom também é que evitam a entrada de bichos no forro, como por exemplo morcegos, ratos e baratas.
Ah, e são muito resistentes!

 

telha romana de vidro transparente

Essa telha de vidro é do modelo romana


E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários tipos de telhas pra escolher! E vem conferir outras ofertas como impermeabilizante, calha e acessóriosrufo para calha, peças e acessórios para calha, emenda para calha, esquadro para calha, suporte para calha, terminal para calha, peças e acessórios para telha, calço para telha, prego e parafuso para telha e vedação para telha.


Saiba mais:


E que tal saber mais sobre um outro item de construção? Dá uma olhadinha no que separei em: Bloco de vidro: saiba tudo. Lá eu te conto várias dicas pra arrasar na obra!
 

Um aplicativo bom pra te apoiar na hora de reformar a casa é o Reforma simples. Dá pra descobrir a quantidade e quais materiais vai precisar! E tá disponível pra Android!


E pra te ajudar a conseguir o imóvel dos sonhos, conte com os nossos parceiros de serviços!