Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Contrabaixo: conheça esse instrumento

Contrabaixo: conheça esse instrumento

O baixo, como ele também é conhecido, tem um som bem grave!

Equipamentos de Áudio

Atualizado em 8 Ago 18

2 min de leitura

                  

Gente, o contrabaixo faz muito sucesso em vários estilos musicais, viu? Ele sempre tá presente em músicas de jazz, blues, rock, MPB e muitos outros ritmos! Agora, se quiser aproveitar todo o seu talento tocando esse instrumento, precisa saber qual é o modelo ideal pra você, né? Olha só esse guia que eu preparei pra te ajudar!


Baixo ou Contrabaixo?

Gente, pode chamar esse instrumento de qualquer um desses nomes, viu? Baixo é só um jeito mais fácil de chamar. Agora, tem dois modelos dele: o elétrico e o acústico.

Elétrico: o  baixo elétrico é ideal pra tocar numa banda com guitarra, teclado musical e bateria, por exemplo. Ele é usado em quase todos os estilos musicais mais conhecidos, como rock, pop, reggae, MPB e funk. E pode ter 4 ou 5 cordas, ser tocado com palhetas ou com os dedos e precisa sempre ser ligado num amplificador pras apresentações, tá?

Ah, uma dica: o ideal é usar um amplificador especial pra baixos, viu? Senão, os sons mais graves não vão ficar tão bons.

                  

O baixo elétrico é ótimo pra músicas de rock e reggae

Acústico: já o baixo acústico, que também é conhecido como baixolão, pode ser tocado sem amplificador. É como se fosse um violão, sabe? Aliás, é um instrumento ótimo pra juntar os amigos e fazer um som!

Ele também tem versões de 4 ou 5 cordas, é tocado com palhetas ou com os dedos e pode ser eletroacústico. Ou seja, tem modelos que funcionam ligados e desligados de amplificadores. Legal, né?

                  

O baixolão eletroacústico pode ser tocado acústico ou ligado num amplificador

Ah, é importante eu te contar que esses dois modelos são diferentes do contrabaixo acústico que é usado em música clássica, tá? Aquele é um instrumento bem maior,  que também tem um som lindo, mas é mais usado em orquestras.


Circuito Ativo ou Passivo?

Na hora de escolher um baixo elétrico, pode surgir essa dúvida. Mas afinal, tem  diferença entre esses dois? Tem sim! Olha só:

Passivo: um contrabaixo passivo faz um som sem muita distorção, mais parecido com o baixolão. Ele costuma ser o favorito pra quem toca rock clássico, jazz, blues e ritmos que pedem um som menos artificial. Pra você identificar ele na hora da compra, vai perceber que ele tem menos botões, geralmente só o de volume e o de tonalidade. Muito bom!

Ativo: esse já é um tipo de baixo com som mais artificial, tá? Ele tem mais opções de regulagens, o que pode deixar o som mais grave ou agudo, por exemplo. Com ele, dá pra criar batidas mais modernas de pop rock, rock alternativo e outros ritmos mais eletrônicos!

Também dá pra escolher entre baixos com ou sem trastes, que são aquelas divisórias de metal que ficam no braço do instrumento e servem pra você perceber direitinho onde ficam as notas. As opções sem divisões são chamadas de fretless, tá?
 

E aí, tá em dúvida se quer um baixo ou prefere comprar uma guitarra? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui que eu te mostro a diferença entre eles!

E na hora de comprar baixo e contrabaixo, não erre o tom! Aqui no Magazine Luiza tem modelos incríveis esperando por você, viu? Vem conferir!