Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cooler: por que ele é importante

Cooler: por que ele é importante

Veja como essa peça é essencial pro seu computador funcionar

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 19 Dez 18

3 min de leitura

Você já percebeu que o seu computador começa a esquentar depois de muito tempo de uso? Isso é tão normal que o próprio aparelho já vem com um sistema de ventiladores que ajuda a diminuir a temperatura. Agora, se quiser que ele tenha ainda mais potência e não fique travando e nem desligue sozinho, uma ideia é investir num cooler, que dá um empurrãozinho no resfriamento da sua máquina. Vem comigo dar uma olhadinha nessas dicas:


O que é o cooler?


O cooler parece um ventilador que fica dentro da CPU do seu computador desktop, ou embaixo do seu notebook, pra ajudar a resfriar as peças deles. E ele é muito útil pra quem passa o dia inteiro na frente da tela, viu?


É comum que os PCs já tenham dois coolers, um pra diminuir o calor do processador e o outro que abaixa a temperatura da fonte de energia. Esse segundo também pode funcionar como um exaustor, tirando todo o ar quente de dentro da máquina e jogando ele pra fora. Legal!


O cooler ajuda a diminuir a temperatura do seu computador


Por que ter um cooler extra?

Mas se o computador já tem um sistema de resfriamento, pra que ter um cooler? É simples! Com o tempo de uso e dependendo até mesmo da temperatura ambiente, os ventiladores do seu aparelho podem não dar mais conta de resfriar ele. Isso também acontece quando você abre um programa muito pesado, como um jogo pra PC ou um editor de vídeos.


Aí, quando o computador esquenta muito, ele pode ficar lento ou até mesmo desligar sozinho! Por isso que um empurrãozinho de uma peça de fora não é nada mal, né? Um cooler extra ajuda a esfriar o seu computador e a evitar esses probleminhas. Demais!


Quais os tipos de cooler?

Os tipos de cooler pra computador desktop mais comuns são o Air-Cooler, o Water-Cooler e o Heat Pipe. Olha só:

- Air-Cooler: São os modelos mais comuns e baratos. Eles usam um ventilador pra jogar ar frio na sua máquina e baixar a temperatura dela. Uau! Só que eles são mais simples, então pra quem usa o computador com mais intensidade, vale a pena olhar os outros modelos, tá?


- Water-Cooler: Esse é um jeito mais complexo de esfriar o seu computador, e bem mais potente. Ele é um líquido gelado, que fica dentro de um tubo, e vai passando por dentro do seu computador pra tirar o calor dele. É o tipo mais indicado pra quem quer montar um PC gamer, viu? Que demais!


- Heat Pipe: O Heat Pipe também usa líquidos pra resfriar, só que a diferença tá na distribuição dos tubos por onde ele passa e também na intensidade com que ele consegue baixar a temperatura. Esse modelo é muito comum pro resfriamento de notebooks e de placas de vídeo, sabia? Isso mesmo! Mas muita gente também usa ele pra reduzir a temperatura dos processadores. Show!


E os coolers pra notebook?

Os notebooks também costumam vir com um sistema de resfriamento próprio, mas com o tempo, ele pode não ser suficiente, tá? Então, pra resolver o problema, tem os coolers próprios pra esses aparelhos, que vêm até com suporte que te ajuda a enxergar melhor a tela. Adorei!


O cooler pra notebook com suporte é prático e eficiente


E, além dos coolers, tem algumas práticas que ajudam a evitar o superaquecimento do seu notebook, tá? Uma delas é apoiar sua máquina em uma superfície que facilite a saída de ar enquanto estiver usando. Dá só uma olhadinha nessas outras dicas aqui sobre como cuidar dos seus eletrônicos!


Tá procurando um cooler pro seu PC? Vem pro Magazine Luiza, aqui você encontra os melhores modelos!