Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cozinha ergonômica

Cozinha ergonômica

Saiba como aproveitar melhor o espaço do seu ambiente.

Quarto

Atualizado em 24 Set 13

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Mesmo que as casas e os apartamentos construídos recentemente sejam mais compactos, alguns cômodos precisam ter espaço suficiente para que as pessoas possam circular livremente por eles, não é mesmo?! A cozinha, por exemplo, precisa ser ampla, caso contrário torna-se um local desconfortável para cozinhar e propício a acidentes. Por isso, surgiu o conceito de cozinha ergonômica, que é uma cozinha adaptada às suas necessidades.

A pia e o tampo do fogão precisam estar na altura da pessoa que passa bastante tempo ali, por exemplo, para que seja mais confortável preparar as refeições e lavar louças. São ajustes como esses que precisam ser feitos para que a cozinha seja considerada ergonômica, entendeu?! E depois de muito estudo, especialistas chegaram a algumas proporções ideais. Vem com a Lu para ficar sabendo!

Algumas medidas podem ser usadas como padrão. Para a circulação, a passagem para uma pessoa deve ter pelo menos 60 cm. Para duas ou mais, o ideal é a passagem a partir de 120 cm de largura. Já o tampo do fogão deve ter entre 85 cm e 93 cm.

A altura da bancada de lanche pode variar entre 1,05 m e 1,1 m. E os armários que ficam na parte superior precisam estar a 60 cm acima da bancada, na altura dos olhos, de forma que fique fácil visualizar o que há no fundo, cerca de 1,5 m do piso.

Arrumação
Para deixar o ambiente mais prático, você precisa ser organizado. Uma dica é evitar situações em que se tenha que esticar os braços, ficar na ponta dos pés ou agachar. Os objetos mais usados precisam estar em locais de fácil acesso, ou seja, na altura dos ombros ou dos quadris.

Os eletrodomésticos e outros objetos pesados não podem ser colocados em locais muito baixos ou de difícil acesso. O ideal é que fiquem na altura dos quadris. Aliás, os objetos pesados não podem ficar abaixo do joelho nem acima dos ombros. Mas se for inevitável levantar algum objeto pesado, é preciso fazê-lo com a coluna reta, para evitar lesões.

Gavetas e armários
Escolha as gavetas que você consiga abrir até os fundos. É mais fácil para limpeza e você não precisa ficar abaixando para ver o que tem lá atrás. As despensas também são uma opção excelente para quem busca praticidade na cozinha, pois abrem em ambos os lados e os objetos são organizados de forma mais cômoda e encontrados com mais facilidade. (nem sempre uma despensa é assim)

Já os armários de parede, se forem a única opção disponível, é importante que ele sejam embutidos em uma boa altura (na região dos olhos) e sejam organizados da forma mais prática possível. Os objetos mais utilizados devem ficar na parte da frente e numa altura visível. Um bom exemplo é o armário aéreo triplo Yasmin, da Telasul Madeira.

Mudança no ambiente
A
geladeira, por ser o objeto mais usado na cozinha, deve ficar perto da porta de entrada e ser facilmente acessada da mesa da copa. É recomendado que, para chegar até a geladeira, não tenha que se passar pelo fogão ou pela pia, para evitar que crianças passem por eles quando tiverem sede ou fome. Assim você diminui a chance de um acidente acontecer! Uma bancada de apoio para a geladeira evita sujeira e acúmulo de água no chão.

A porta, por sua vez, deve abrir para o lado da bancada (isso deve ser verificado na hora da compra). Se for necessário um freezer, lembre-se que ele ocupa muito espaço na cozinha, por isso deve ficar ao lado da geladeira ou na área gourmet. O freezer vertical de uma porta GTPC 575, da Gelopar, é ideal para quem tem pouco espaço.

Cozinhas para necessidades especiais
Cadeirantes que utilizam a cozinha precisam um pouco mais de espaço no cômodo. Não é recomendado ter armários embaixo da pia e do fogão. O tampo, por sua vez, deve ter no máximo, 85 cm de altura. Os módulos e prateleiras devem ser instalados em altura mais baixa também. Tudo para facilitar o dia a dia de quem mais usa o ambiente e seus móveis!

Gostou das dicas?! Então, vem para o Magazine Luiza e renove a sua cozinha!