Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Crianças brincando de mercadinho

Crianças brincando de mercadinho

A diversão desperta o raciocínio lógico e contribui pra criatividade

Brincadeiras de Faz de Conta

Atualizado em 7 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o mercadinho é uma brincadeira muito divertida e educativa que imita o dia a dia, viu? Com eles as crianças aumentam as habilidades com as mãos e aprendem a organizar as coisas! Quer saber um pouco mais sobre essa diversão e como escolher o melhor modelo pra montar em casa? Vem comigo!


Qual a idade certa pra brincar de mercadinho

Olha, os mercadinhos são pra crianças maiores de três anos de idade. Daí elas conseguem formar historinhas com as peças do brinquedo e interagem com os amiguinhos.
 

Depois dessa idade, até oito anos, a diversão continua, tá? A garotada aprende a fazer escolhas do que levar do mercadinho de acordo com o que cabe no bolso. Além da educação financeira, dá pra ficar craque em matemática! Legal!


Conhecendo outras vantagens do mercadinho
 
E na brincadeira, as crianças fazem de conta que tão no caixa do mercado e registram os produtos ou são os clientes.


Alguns mercadinhos vêm apenas com o carrinho de compras, outros só com as comidinhas, como frutas, verduras e enlatados. E assim os pequenos podem se juntar em grupinhos pra ficar mais divertido, né?
 
 
 


Esse mercadinho vem até com máquina pra passar cartão de crédito


Mercadinho estimula a criatividade

Dá pra ir aumentando o mercadinho com banquinha de frutas, fazendo dinheirinho de papel de cadernos velhos ou usar embalagens de alimentos que seriam jogados no lixo. Pode ser pote de plástico ou garrafas plásticas de água, por exemplo. Além da diversão, isso ensina a cuidar do meio ambiente. Muito bom!


Mas, antes da brincadeira com os potes reciclados, precisa lavar tudo, viu? Ah, é bom ver se não tem tampinha pequena na garrafa de plástico ou qualquer coisa que possa machucar a criança, tá?


Mercadinho combina com brincar de comidinha

E mercadinho combina bem com cozinha, né? Tanto na vida real como na de mentirinha, a maioria dos produtos sai direto pra panela. Nesse caso, a panelinha de brinquedo.


Dá pra criar bastante receita de mentirinha com legumes e frutas. Além da diversão a criança aprende a comer melhor!
 

Agora que você já sabe a importância de brincar de mercadinho tem pras crianças, tá na hora de escolher o seu! Aqui no Magazine Luiza tem muitas opções! Aproveita, viu?


Saiba mais

Brincar de faz de conta com o mercadinho não é o único jeito divertido de aprender. Tem muitos outros jeitos de imitar o dia a dia pra ajudar no crescimento da garotada. Pra dar uma mãozinha na hora de escolher outras brincadeiras, eu separei algumas dicas aqui!