Crianças na rede
Pais cuidadosos, filhos seguros
A Internet é realmente um ?lugar? onde tudo e todos podem ser vistos, pesquisados e conhecidos. É um ambiente de ampla proliferação e divulgação de ideias no qual, praticamente, tudo pode ser acessado. Diante de um cenário tão amplo como esse, nota-se que as crianças têm tido acesso irrestrito à rede cada vez mais cedo, e isso gera a necessidade de certos cuidados por parte dos pais e responsáveis para que uma ferramenta com grande poder construtivo não se torne uma dor de cabeça.
Algo que surgiu de forma a tornar o relacionamento das crianças ainda mais próximo à web, foram as redes sociais, fator esse que gera a necessidade de estar ainda mais atento as movimentações on-line realizadas pelas crianças. Essa atenção torna-se necessária, pois o acesso ao conteúdo desses ambientes virtuais não possui nenhum tipo de filtro, por isso a exposição de crianças a conteúdo inapropriado pode acontecer a qualquer momento. Mediante essas possibilidades, é de extrema importância que os pais possam guiar seus filhos em meio a grande quantidade de informações disponíveis, de forma a ajudá-los na compreensão dos perigos da Internet. Não que exista a necessidade de um controle total, mas é importante criar filtros e principalmente instruí-los a usar a máquina de forma respeitosa e cuidadosa.
Na atual conjuntura, outro grande problema notado na web é a falta de cuidado com informações pessoais. Por isso, é necessário que as crianças recebam instruções claras sobre a não disponibilização de telefones, endereço e outros dados que possam ser utilizados de forma maliciosa. E ainda, reforçar, assim como na vida real, que eles não conversem com desconhecidos.
Outro fator que deve ser abordado com atenção é a criação de senhas seguras para as contas de e-mail e redes sociais, para que seja dificultada qualquer tentativa de uso dessas ferramentas por outras pessoas. Junto a isso, é importante conversar e informar meninos e meninas quanto ao acesso de sites que correspondam a sua respectiva idade, explicando de forma clara e dentro da compreensão deles alguns dos perigos da Internet.
Algumas dicas, que podem facilitar essa árdua tarefa, são bem simples e os pais podem usá-las para saber o que seus filhos têm acessado. A maneira mais fácil de descobrir o que os baixinhos têm postado na rede é realizar uma pesquisa pelo nome e e-mail nos sites de busca e também conhecer os amigos virtuais. Colocar o computador em uma área comum da casa é uma excelente forma de saber o que eles fazem enquanto estão conectados. E por fim, sempre que possível, dar uma olhada no histórico de navegação é uma boa maneira de ver quais foram os endereços acessados durante o dia.
Porém, nada substitui uma boa educação fundamentada na atenção e no cuidado com o próximo. Crianças que conversam constantemente com seus pais acabam por ganhar mais traquejo nas atividades do dia a dia e, inclusive, no acesso à rede.