Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuidados com as placas pra TV

Cuidados com as placas pra TV

Saiba como conservar essas peças do televisor

Acessórios para TVs

Atualizado em 29 Out 20

2 min de leitura

Gente, as placas pra TV são peças fundamentais pro aparelho funcionar, viu? Por isso, é muito importante cuidar pra que elas não fiquem danificadas e acabem prejudicando o bom desempenho do seu televisor! E, olha, eu separei algumas dicas pra conservar as placas pra TV:


O que são placas pra TV?


As placas pra TV são uma espécie de lâmina fina com vários circuitos e elementos importantes que fazem o equipamento funcionar. Elas ficam dentro da TV, na parte de trás, e pra conseguir alcançar elas, só abrindo o monitor mesmo.


São três tipos de placa pra TV que você pode encontrar: placa da fonte, que fornece energia pro aparelho; a placa principal, onde ficam as entradas HDMI e de áudio; e as placas de função, que são menorzinhas e responsáveis pelos comandos manuais da TV, como ligar e aumentar o volume.

Essa placa é a principal de uma TV da LG


Cuidados com a placa pra TV


Já deu pra perceber que as placas pra TV são muito importantes, né? Por isso tem que cuidar direitinho delas, evitando danos e defeitos.


Se precisar carregar a TV de um lugar pro outro, por exemplo, tente não fazer movimentos bruscos e apoie ela em isopor ou plástico-bolha. Se acabar caindo, as placas podem se soltar!


Também, deixe a TV longe do sol, que é um verdadeiro vilão de aparelhos eletrônicos, já que o calor em excesso derrete o plástico e até os circuitos internos.


Agora, como cada aparelho tem uma voltagem, é bom prestar atenção na sua TV , pra não sofrer nenhuma sobrecarga! Por isso, é recomendável ligar a TV em um filtro de linha, já que isso protege a placa da fonte em caso de queda de energia.


E evite ligar muitos eletrônicos em uma só tomada ou extensão, porque pode sobrecarregar a tomada e danificar todos eles.


Outra dica é pra quando você for passar muito tempo fora de casa: desligue a TV da tomada, tá? Isso faz com que ela não fique exposta a picos de energia.


É hora de trocar a placa pra TV?


E se mesmo depois de tomar todos os cuidados com a placa da sua TV você perceber que faltam cores, a imagem trava ou o som falha, talvez tenha chegado a hora de trocar!


Pra decidir qual é a placa pra TV que precisa ir pro conserto, fique de olho na versão do aparelho. Toda placa tem um código e quando alguns fabricantes fazem revisões da TV, ele pode mudar.


Ah, e é muito importante não tentar consertar a placa pra TV sozinho, tá? Dentro de alguns equipamentos têm tensões que podem causar choque elétrico e outros danos físicos. Conte com profissionais pra fazer isso!


E aí, gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra todas as placas pra TV que precisa!


Saiba mais:


Todos os eletroeletrônicos da sua casa precisam de atenções  especiais! Pra conferir dicas de como conservar os aparelhos inteligentes, vem ler essa matéria aqui.


E pra curtir toda a programação da TV, dá pra conferir tudo no aplicativo Meuguia.TV tem toda a grade dos canais abertos e fechados. Ele tá disponível pra Android!


Agora, se quiser uma ajuda pra instalar o televisor, pode contar com os nossos parceiros! Eles oferecem esses e vários outros serviços.