Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuidados com o tapete de banheiro

Cuidados com o tapete de banheiro

Saiba como lavar e conservar cada tipo do jeito certo!

Tapete

Atualizado em 21 Set 12

3 min de leitura

Gente, os tapetes de banheiro são ótimos pra dar conforto durante e depois do banho, né? Por isso, tem os tipos antiderrapantes pra box e banheira, os bem fofinhos e as toalhas de piso pra absorver a água dos pés molhados. Mas você sabe como cuidar deles da maneira certa? Vem comigo, que eu te ajudo!


Antes da lavagem

Pra começar, antes de lavar é importante seguir alguns passos, tá? O primeiro é sacudir bem o tapete pra tirar a poeira e facilitar na hora de lavar, combinado?


Agora, também precisa checar se os de tecido não têm nenhuma mancha. Se tiver, é só aplicar detergente líquido direto nela, molhar, dar uma esfregadinha e deixar agir de 5 a 10 minutos antes de levar pra máquina, viu? Prático, né?


Tapetes de borracha e PVC

Já os tapetes de borracha são usados geralmente dentro do box ou na banheira. E com o tempo acabam amarelando ou ficando gosmentos por causa da gordura do corpo e de produtos de higiene, bactérias e fungos que causam o lodo, sabe?


Daí pra tirar o grosso da sujeira acumulada deles, o cheiro ruim e o bolor dos tipos de PVC, é bom por de molho num balde com cinco litros de água e um copo americano de água sanitária, tá? Aí, é só usar detergente líquido e uma escovinha pra lavar. Sai tudo e vai ficar novinho sem esforço. Gostei!


Outra dica importante é sempre lavar à mão e secar na sombra em cima de uma bancada. Não pendure nem use prendedores pra não deformar, viu? E nunca leve pra máquina de lavar, secadora ou deixe no sol pro plástico ou borracha não ressecar e rachar, principalmente os modelos com ventosas, que podem perder a capacidade de grudar no chão!


 


Tapete de PVC: deixar de molho ajuda a tirar bolor e cheiro ruim


Tapetes de tecido

Olha, os maioria dos tapetes de tecido podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar com água fria e sabão normal pra roupas, viu? É só checar as instruções do fabricante antes!


Além disso, um detalhe muito importante é que se forem de microfibra ou do tipo toalha de piso,  não devem ser lavados com amaciante, sabia? Esse produto faz a fibra perder a proteção natural contra cheiro ruim e bolor, deixando o tecido duro e com um visual muito feio, hein!


Por isso, o melhor jeito é usar metade da quantidade de sabão que você usaria pra um tapete de tecido sintético, como poliéster. E no lugar do amaciante colocar um copo americano de vinagre branco. Assim vão ficar sempre novinhos! Muito bom!


 


Quer manter a microfibra sempre macia? Aposte no vinagre pra lavar o tapete!


Por último, sempre lave com água fria até tirar todos os restos. E pendure na sombra, com pregadores que não marquem, tá? Assim, as cores, fibras e o visual deles vão ficar como novos por muito mais tempo!


E por falar em toalhas, você sabe como cuidar pra que elas durem mais e fiquem sempre fofinhas? Clica aqui, que eu te ensino!


O conforto do seu banheiro fica ainda melhor com água quentinha, né? Então conte com nossos serviços pra instalar aquecedores e torneiras elétricas!


Precisando de tapetes de banheiro novos? Aqui no Magazine Luiza tem modelos incríveis que vão combinar com seu estilo!