Duração do passeio
Olha, o melhor jeito de calcular o tempo de caminhada do seu cão é ficar de olho no comportamento dele durante o passeio. Enquanto ele tá feliz e não demonstrar cansaço, pode continuar. Agora, quando ele começar a parar ou parecer cansadinho, é melhor voltar pra casa!
Leve em conta também que, quando o cachorro é filhote ou adulto jovem, ele tá cheio de energia pra andar bastante! Além disso, animais maiores costumam ter mais pique que os pequenos, de patas curtas. E os cães idosos ou gordinhos não conseguem fazer longos passeios, tá?
Horário ideal
A melhor hora pra passear com seu cãozinho é de manhã cedo ou depois das 4 horas da tarde. E se tiver um dia frio? Pode colocar uma roupinha pra proteger ele do vento gelado! Agora, se tiver sol, dá pra colocar bonés que protegem os olhinhos.
Uma dica importante: nunca leve seu cachorro pra passear nos horários mais quentes do dia! O asfalto pode causar queimaduras graves nas patinhas dele!
Bastante água pro seu pet
O ideal é seu cachorrinho tomar água antes, durante e depois do passeio, viu? E isso vale em especial pros dias quentes! Na hora da caminhada, você pode levar uma garrafinha ou bebedouro portátil pra garantir a hidratação dele.
Pra volta, já deixe água fresquinha no bebedouro e leve o cachorro direto pra lá! Assim ele aprende que precisa se hidratar depois de cada voltinha.
Lembre de levar uma coleira
Toda vez que sair pra passear com seu cachorro, use coleira e guia. Isso impede que ele saia correndo e possa sofrer algum tipo de acidente, né? Além disso, você consegue evitar que ele se aproxime de outros cães, principalmente se ele adora uma briga.
Tem parques com espaços próprios pra deixar os cachorros soltos pra correr e brincar. Se tiver um perto da sua casa, aproveite pra deixar seu pet se divertir bastante nele, daí sim sem a coleira!
Focinheira
Algumas raças de cães, como pitbull ou fila brasileiro, precisam usar focinheira quando vão passear em locais públicos. Isso é lei, tá? Além de ser seguro pras pessoas, também é pro seu pet, pois isso evita que ele brigue com outros animais.
A focinheira não machuca, portanto, não deixe de colocar, tá?
De olho na saúde
Quando o cachorro sai pra passear na rua, ele pode ter contato com animais que têm pulgas ou carrapatos. Por isso, se você encontrar alguns desses parasitas no corpo do seu cachorro, já aplique o antipulga ou carrapaticida pra evitar uma contaminação!
E, durante o passeio, seu pet também pode ter contato com outros tipos de parasitas: os vermes. Por isso, é importante que ele seja vermifugado. Os veterinários costumam indicar a aplicação de vermífugo a cada 4 meses. Mas, antes de usar qualquer tipo de remédio, converse com o médico, pois a dosagem muda de um animal pra outro, tá?
Ah, e não esqueça das vacinas! Têm doenças que passam facilmente de um cachorro pra outro. Agora, se o seu cão tá com as vacinas em dia, ele fica protegido!
Aliás, se você quer saber porque o veterinário é tão importante pro seu animal de estimação, eu te falo sobre isso nessa matéria aqui!
Vai passear com seu cachorro? Aqui no Magazine Luiza tem todos os produtos que você precisa pra deixar sua caminhada bem mais tranquila!