Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide bem dos cabelos

Conheça o passo a passo pra deixar ele mais lindo e saudável!

Cuidado com o Cabelo

Atualizado em 9 Ago 13

4 min de leitura

Olha, os produtos de cuidados com o cabelo são itens indispensáveis pra limpar, hidratar e deixar os fios sempre lindos e destacando a beleza natural, sabia? Pois é! Eles contam com versões pra diferentes tipos, como os que diminuem a oleosidade, criam proteção térmica antes de usar secador e muito mais. Vem comigo conhecer cada um!


Shampoo e pré-shampoo: rotina de limpeza


O shampoo é um produto fundamental pra manter a limpeza e também dar leveza pros fios, principalmente se eles são oleosos, né? Por isso é indispensável achar um próprio pro seu tipo. Dá pra encontrar pra normais, secos ou com química, por exemplo.


O bom é que cada fórmula é pensada pra equilibrar o couro cabeludo e leva em consideração quem produz mais ou menos óleo nessa região do corpo, tá?


Ele pode ser combinado com um pré-shampoo, que potencializa a ação dele e limpa profundamente antes de entrar com o shampoo pra uma segunda lavagem.


Ou ainda, se o pré-shampoo for próprio pra cabelos secos, crespos e com química, vem com ativos que hidratam, recuperam e evitam que o shampoo resseque ou seja muito agressivo na limpeza. Gostei!


Shampoo low poo e no poo: o que é


Pra quem tem ressecamento, pontas quebradas, fios cacheados ou crespos, deixar a oleosidade no couro cabeludo é importante pra manter a beleza e a hidratação em dia. E é aí que o shampoo low poo, que é um shampoo leve e com pouco sulfato, faz a diferença.


Ele limpa delicadamente e não tira totalmente a proteção oleosa natural do couro cabelo, sabe?


Já o tratamento no poo é não usar shampoo por alguns dias na semana, se o hábito é lavar todos os os dias. Ou até nenhum shampoo. No lugar dele entram produtos à base de plantas como cremes de limpeza ou condicionador co-wash que faz a função de higienizar. Legal, né?

 

O co-wash pode ser um cronograma completo de tratamento com esse trio


Condicionador: hidratação de rotina


Agora, o condicionador é um cuidado com o cabelo importante pra criar uma camada de proteção que vai nutrir, desembaraçar e facilitar na hora de pentear. Esse também é um tratamento com versões pra diferentes tipos de cabelo e que vale a pena escolher num kit com shampoo igual.


Pode ser condicionador tradicional ou low poo, livre de silicones ou outros ingredientes que pesam no visual. Aliás, esse é muito indicado pra quem fez progressiva ou tem maior oleosidade, já que evita o efeito murcho e conserva o volume e movimento. Aí sim!


Dá pra achar ainda os condicionadores com fórmula de hidratação profunda. Eles contam com uma quantidade grande de óleos e extratos naturais como babosa e manteiga de karité, que dão aquela forcinha extra pra desfazer os nós e desembaraçar debaixo do chuveiro.


Cremes de pentear, leave in e termoativados


Depois do banho, a hidratação pode ser maior com o leave in, que é um creme sem enxágue pra usar no chuveiro mesmo, logo após o condicionador. Em cabelos cacheados ou crespos ele tem um efeito incrível, porque mantém o formato anelado e evita a formação de novos nós quando você secar com a toalha.


Pra esses tipos de cabelo é legal aplicar ainda o ativador de cachos. Ele diminui o volume, conta com antifrizz e segura a umectação. Uau!


Mas as vantagens não param por aí, tá? O bom é que funciona tanto no cabelo molhado quanto no seco com o difusor. Alguns ainda juntam outros benefícios, como a versão termoativada, que protege do calor.


Por falar nisso, leave in e cremes termoativos não são só pra cacheados, tá? Se adora chapinha, babyliss, escova elétrica e secador, não pode deixar de ter um em casa. Os ingredientes seguram a queratina no cabelo e criam várias barreiras térmicas pra ele não queimar, perder a cor, ficar opaco ou ressecado pelo uso diário desses aparelhos.


 


Alguns termoativos são multifunção, dão volume e sensação de fios mais grossos
 

Máscara de tratamento e ampolas


Gente, na manutenção semanal de quem faz tintura, relaxamento, progressiva ou que precisam de uma revitalização, vale a pena deixar sempre uma máscara de tratamento,  ampolas de hidratação ou recarga de queratina no armário.


Esses cuidados com o cabelo são usados uma ou duas vezes por semana pra manter a cor, parar a queda e conservar tinturas por mais tempo, principalmente loiros e ruivos. Inclusive, várias linhas desenvolveram cremes específicos que destacam os ruivos ou com matizador antiamarelamento pra loiros.


Agora, é possível achar conjuntos de máscara, shampoo e condicionador pra um cronograma completo diário e semanal. Dependendo do modelo, você aplica, deixa cinco minutinhos e lava. Ou dá pra turbinar com uma touca térmica e esperar até 30 minutos pra hidratação fazer efeito e então enxaguar.


Um jeito do creme ficar bem potente é adicionar ampolas. Tem pra todo tipo de restauração. Por exemplo, pra cor, queda e hidratação imediata. Elas são curingas, ideais pra combinar com a máscara logo depois da química, descoloração e retoque da raiz. Demais!


Algumas também podem ser usadas sem a necessidade de creme ou espera, como a ampola de 1 minuto. Tá na praia ou vestiário do clube e sem tempo? Quebra a ampola, passa no cabelo depois do condicionador, espera 60 segundos e enxágua. O resultado é imediato. Simples, né?


 
Os kits profissionais levam a mesma qualidade de tratamento do salão pra casa


Gostou? Então encontre os itens de cuidado com o cabelo ideais aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


A rotina de cuidados tá em dia? Aproveita e dá uma espiada na matéria Por que dormir com touca, que eu te conto os benefícios dela.


E pra não pular nenhuma data de hidratação, o app Meu Cronograma Capilar pra iOS ou Android dá aquela mãozinha pra se programar, hein!


Deu vontade de organizar todos os produtos pra cabelo também? Então chama os nossos parceiros pra montar o móvel novo.