Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide bem dos pneus do seu carro

Cuide bem dos pneus do seu carro

Veja a importância de cuidar dos pneus para economizar em manutenção com o carro

Pneus

Atualizado em 26 Out 11

3 min de leitura

homem com luva ajustando pneu

Gente, cuidar do carro é muito importante pra segurança, viu? Quando uma parte não funciona bem, podem acontecer diversos problemas. Por isso, é necessário prestar bastante atenção nos pneus! Quer saber mais sobre como manter eles conservados e em dia? Fica comigo que eu explico:


Como começar a cuidar dos pneus?


Olha, pneus são itens automotivos responsáveis pelo contato do veículo com o solo e a sua preservação aumenta a proteção na hora de dirigir seu carro.


Quando os pneus não tão certinhos com as especificações necessárias pra rodar bem, o automóvel pode sofrer um prejuízo maior e isso é um problema, tá? Agora, se você cuidar dos pneus, dá pra economizar com peças e manutenção e evitar diversos gastos extras com reparos ou trocas de surpresa.


É superimportante manter o alinhamento e balanceamento a cada 5.000 quilômetros, combinado? Aí melhora o manejo no uso dos pneus. E se tiver que fazer uma mudança ou rodízio e notar um desgaste irregular, o ideal é procurar profissionais especializados, como os mecânicos.


Ah, ainda sobre isso, a minha dica é que seja feito a cada 8.000 km, tá? Outro detalhe é que a troca deve ser feita em X, ou seja, precisa colocar o pneu traseiro direito na parte frontal esquerda e o frontal direito na traseira esquerda. Esse processo de inverter os pneus ajuda no equilíbrio da condição do material, já que alguns pneus se consomem mais primeiro, né? Gostei!

 

um pneu de lado

Esse modelo tem um design moderno e inovador e proporciona maior conforto ao motorista


Calibragem: como fazer?


Gente, é sempre bom prestar atenção na calibragem certa, já que colabora na performance do carro e evita maiores desgastes, viu? Ah, as instruções pra isso vêm explicadas no manual de cada automóvel! Show!


E lá você ainda encontra quais modelos de pneus são indicados, de fábrica, garantindo melhor desempenho. E outro detalhe supernecessário na hora de colocar os pneus em ordem é fazer com eles frios, porque se estiverem quentes podem ficar com a durabilidade bastante prejudicada.


Ah, todos os cuidados com os pneus também são importantes pro estepe, tá? Isso inclui balanceamento e calibragem! Mas não se esqueça que só deve ser usado em caso de emergência pra chegar até o lugar mais perto e seguro pra fazer os ajustes no pneu original. Gostei!

 

quatro pneus lado a lado

É importante fazer alinhamento, calibragem e balanceamento em todos os pneus


Dá uma olhada nessas dicas importantes!


Pra não estragar os pneus, é preciso dirigir com prudência, viu? Preste atenção no caminho. Nada de frear e acelerar bruscamente e ir com calma ao passar por ruas com muitos buracos, combinado? Agora, na hora de estacionar, não deixe os pneus sobre manchas de óleo ou outros produtos químicos. Esses resíduos alteram o pneu e prejudicam a estrutura e a durabilidade.


E pra terminar, faça revisão sempre! Nas laterais dos pneus existem várias informações, como medidas, data de fabricação e índice de carga. É o tipo de cuidado que garante um aumento tanto na duração dos pneus e do seu veículo. Aí sim!

 

Lembrando que todas essas dicas valem tanto pra pneus de carro, como pra pneus de moto e pneus de ônibus e caminhão, tá?


Gostou dos pneus? Eles tão te esperando aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Ah, se quiser mais ideias de acessórios pra cuidar do seu automóvel, vale a pena conferir a matéria O que é protetor de para-choque?, tá? Lá, eu te dou várias sugestões interessantes!


Tá precisando de ajuda com o registro do consumo de combustível, manutenções necessárias e a quilometragem do veículo? A dica é o app Carango que monitora o período de revisão e tá disponível pra Android.


E se quiser um espaço bem bonito e funcional pra guardar seus pneus, nossos parceiros te dão uma forcinha na instalação!