Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Curso online: vantagens e dicas

Curso online: vantagens e dicas

Conheça o melhor jeito de estudar em casa!

Negócios

Atualizado em 28 Jan 21

3 min de leitura

Gente, os cursos online são uma ótima opção pra quem quer fazer aulas virtuais sobre algum assunto sem precisar sair de casa. E o bom é que dá pra achar versões totalmente pela internet e outras com livros, CDs e outros materiais de apoio. Quer umas dicas pra arrasar nos estudos com esse tipo de curso? Vem comigo!


Vantagens de estudar online


Olha, estudar online é um jeito prático de se manter sempre se atualizando e aprendendo. E o legal é que eles tão disponíveis em diferentes modelos, tempos de duração e temas, como finanças, empreendedorismo, idiomas, música, redação e saúde.


Ainda tá em dúvida? Dá uma olhada nesses outros benefícios de fazer um curso virtual.


Faça o seu próprio horário e ritmo


A maioria dos cursos online disponibiliza as aulas numa plataforma pra que você possa assistir quando quiser e puder. Legal, né?


Se preferir, tudo bem estudar um pouquinho por dia ou então tirar um momento livre da semana pra se dedicar totalmente ao conteúdo. Tudo no seu ritmo.


Assim, não precisa se preocupar em cancelar compromissos ou se forçar a estudar num dia muito cansativo.

 

Esse curso de Gokursos ajuda a fazer diferentes tipos de podcast

 


Estude onde quiser e se sentir melhor


Outra vantagem legal é que dá pra fazer cursos online em qualquer lugar que tiver internet. E na maioria dos casos, tem como assistir aulas tanto pelo computador como pelo celular. Bem prático, hein!


Alguns deles vem até com aplicativos pra te ajudar nos estudos. Outros ainda permitem baixar as aulas, assim dá pra ver até mesmo sem wi-fi ou 3G, como no ônibus ou no avião, por exemplo. Amei!

 


Mudar de carreira pode ser rápido e fácil


Pensando em mudar de área ou de carreira mas não quer investir anos em outra graduação? Tem cursos de curta duração, como os de 3 a 6 meses, voltados justamente pra isso.


E a boa notícia é que dá pra se dedicar às aulas sem precisar deixar o seu atual trabalho ou curso.

 

Curso de informática Iesde te dá acesso a vídeo-aulas e livros digitais em PDF

 


Maior variedade de cursos com temas atuais


Por geralmente serem mais simples de lançar do que os presenciais, os cursos online têm uma variedade grande de assuntos.


Além disso, conseguem se atualizar rápido, incluindo novos tópicos e conteúdos pra acompanhar melhor as transformações do mercado de trabalho. Que luxo!


Outra vantagem é que, por essas plataformas, você pode ter acesso a professores e especialistas de altíssimo nível e muito preparados, que talvez não conseguisse encontrar presencialmente por conta da distância.

 


Estude de forma interativa com diploma e capacitação


A internet oferece um mundo de novas opções de conteúdo e formato pras aulas, né? E muitos desses cursos vêm com o mesmo nível de capacitação de um curso presencial. Alguns até entregam diplomas e certificados no fim dos estudos!

 


Dicas de como estudar online


Mas assim como nas aulas presenciais, é importante seguir algumas dicas na hora dos estudos de casa, combinado? Desse jeito, você vai conseguir aproveitar melhor os novos aprendizados.

 

Curso de Administração Financeira ensina tanto profissionais como estudantes

 


Crie um compromisso com os estudos


Como os cursos online te dão a oportunidade de escolher a hora e o lugar pra assistir às aulas, é importante usar isso a seu favor, tá?


Vale a pena criar uma agenda inicial de estudos e um compromisso com as atividades. Mesmo que tenha que mudar alguns horários, é legal ter uma base pra começar.

 


Escolha o lugar ideal pros estudos


Mesmo se não tiver em casa, busque sempre ambientes confortáveis, organizados e sem barulho. Se puder, avise as pessoas do lugar que tá ocupado, feche a porta e desligue seu celular. Assim, evita ao máximo se distrair!


Leve em consideração que o curso online precisa do mesmo foco e atenção que o presencial, viu?

 


Anote e aproveite o recurso do pause


É legal fazer as aulas sempre com um caderno e uma caneta na mão, pra anotar ideias, tópicos importantes e possíveis dúvidas que surgirem. Se preferir, também pode abrir o bloco de notas do seu computador.


E aproveite bem a vantagem do pause. Na maioria dos cursos virtuais, dá pra parar e voltar o vídeo quantas vezes precisar, pra tirar dúvidas ou fixar algum conteúdo difícil.


Gostou? Aqui no Magazine Luiza, tem vários tipos de curso online pra você se manter sempre atualizado e aprendendo. Uma dica são os Cursos de Educação.

 


Saiba mais:


Agora, quer começar cursos online, mas ainda não tem um computador ideal? Dá uma olhadinha na matéria Notebook: qual o ideal?.


Alguns cursos usam aplicativos como plataforma pras aulas. Assim, pode até assistir do celular. O Google Classroom é um dos mais usados e tá disponível pra IOS e Android!


Se escolher usar o notebook, mas tiver problemas com instalação, pode chamar nossos parceiros!