Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Descomplicando o seu computador

Descomplicando o seu computador

Eu vou te contar mais sobre várias peças importantes pra sua máquina!

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 15 Jan 19

4 min de leitura

                      

Quer escolher um computador ideal pro seu dia a dia? Então, primeiro você precisar saber mais sobre várias peças que ficam ligadas na sua máquina e que deixam ela com a velocidade e potência ideal pro que você precisar! Agora, vem comigo que eu te conto mais sobre placa mãe, placa de vídeo, processador, placa de som, fonte para PC e memória RAM.


Placa mãe

Pra começar, as peças do seu computador precisam trocar muitas informações enquanto ele funciona, viu? E é a placa mãe que faz a ponte entre elas!

E o legal é que, além de fazer as peças trabalharem em conjunto, a placa mãe ainda manda eletricidade pra acessórios como mouse e teclado.

Por isso, se você vai comprar uma placa mãe, fique de olho no tamanho dela. Afinal, ele precisa ser ideal pro gabinete que você tem, tá? Pra você ter uma ideia, os modelos mais famosos têm essas medidas:

- ATX: 30,5 centímetros x 24,4 centímetros
- Mini ATX: 15 centímetros x 15 centímetros
- Micro ATX: 24,4 centímetros x 24,4 centímetros

Ah, outra coisa que você tem que levar em conta é o processador que vai usar na sua máquina, tá? Isso porque, a placa mãe tem soquetes, em que as peças ficam encaixadas, e o processador tem que ter o encaixe ideal! Ou seja, o Intel Core i7-7700 da sétima geração, por exemplo, funciona com o soquete LGA1151. É só comparar as informações da placa mãe com a peça, combinado?

Já a memória RAM escolhida também precisa ter a mesma tecnologia que a sua placa mãe, pra que elas possam funcionar juntas. Então, se a memória RAM é do tipo DDR4, a placa mãe precisa ter o mesmo padrão pra tudo ficar certinho.

E se você quer mais praticidade, saiba que os modelos de placa mãe ideais pra navegar na internet, trabalhar com documentos e jogar alguns games mais simples, já costumam vir com várias peças! Pois é, vai ficar bem mais fácil montar um computador novo, né? 
 
                      

Todas as outras peças do computador ficam ligadas à placa-mãe


Placa de vídeo

Sabia que a placa de vídeo que faz as imagens aparecerem no seu monitor? Isso mesmo! E dependendo da potência dela, mesmo os games mais pesados rodam sem aquelas travadinhas.

Mas, olha, não adianta investir só numa placa de vídeo bem potente, viu? Pra mostrar gráficos cheio de detalhes, ela depende de vários itens do seu computador, como o processador e até o monitor.

Ou seja, as placas de vídeo mais modernas tem uma memória RAM só dela. Nesse caso, quanto mais memória RAM, mais potente a placa fica. Legal né?


Processador

O processador é como se fosse o cérebro do computador! Todos os comandos que você dá passam por ele, desde uma simples mexidinha no mouse até a abertura de um programa.

E os processadores têm a velocidade medida em megahertz, ou MHz. Daí, quanto maior é o número em megahertz, mais operações por segundo ele pode fazer. Assim, ele consegue ser rápido e potente, demais né?

Outra dica é que cada processador tem uma quantidade de núcleos, que funcionam como outros mini processadores. E os modelos que tem mais núcleos vão deixar sua máquina bem rápida, viu?


Placa de som

A placa de som é a que faz seu computador, reproduzir o áudio das músicas, vídeos, programas e games com a ajuda dos alto-falantes.

E um detalhe legal é que a maioria dos modelos de placas-mãe vem com esse recurso embutido nela! Mas também dá pra você escolher uma placa de som a parte, com qualidade ainda maior, e que também fica ligada nela.

Aliás, tem até uma placa de som portátil que é ligada no PC ou notebook pela entrada USB. Ela imita o áudio de um home theater com sete canais, deixando o som como se ele tivesse vindo de várias direções diferentes! Mas pra isso precisa ter boas caixas de som, viu?           

Com formato USB, essa placa de som simula o áudio de um home theater


Fonte pra PC

Já a fonte pra PC é a peça que recebe a energia que vem da tomada e distribui pra toda parte de dentro do computador! E a potência da fonte pra PC é medida em Watts ou W, tá?

Ah, e pra escolher o modelo certo, você tem que somar a quantidade de energia que cada pecinha dele precisa, viu? Por exemplo, se a sua fonte quebrou e você precisa de uma nova, um jeito prático de resolver é comprar uma da mesma marca e com quantidade igual de Watts.

Agora, se você tá montando uma máquina nova ou trocou peças por outras que usam mais energia, aí sim tem que fazer essa conta!

Outro detalhe que você precisa ficar de olho é no tamanho da fonte. Afinal, ela precisa caber dentro do gabinete, tá?

Ah, e a fonte também tem que ter a mesma voltagem da tomada em que vai ficar ligada, ou ser bivolt.


Memória RAM

A memória RAM é uma peça que dá uma ajudinha ao processador pra que seus principais programas e arquivos sejam acessados ainda mais rápido.

Sendo assim, um computador com 4 gigabytes, ou GB, de memória RAM é ideal pra navegar na internet e trabalhar com textos e apresentações. Já pra games, o melhor é ter memória RAM de 8GB ou mais, tá?

Percebeu que é bastante peça funcionando ao mesmo tempo, né? E pra que todas elas trabalhem por muito tempo sem esquentar, a dica é investir num cooler. Aqui eu te conto tudo sobre ele!


Tá procurando placa mãe, placa de vídeo, processador, placa de som, fonte para PC e memória RAM pro seu computador? Aqui no Magazine Luiza tem os modelos ideais! Vem conferir!