Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dia da mulher: tudo para se exercitar

Dia da mulher: tudo para se exercitar

Confira as dicas de todos os exercícios que você pode fazer para o bem da sua saúde

Vestuário Esportivo

Atualizado em 29 Fev 12

3 min de leitura

Praticar atividades físicas é fundamental para manter o corpo e a saúde em dia. Além de queimar aquelas gordurinhas indesejadas e ser um grande aliado na perda de peso ? grande preocupação das mulheres - os exercícios trazem muitos outros benefícios: previnem doenças como a pressão alta e o diabetes, ajudam a reduzir o stress, melhoram as funções cardíacas e pulmonares, e até a qualidade do sono. Por isso, veja as dicas de exercícios que você pode fazer e quais os seus benefícios.

Os exercícios aeróbicos são uma ótima opção para perder peso de maneira saudável. Quem usa a falta de tempo como desculpa, deve se lembrar que atividades físicas podem ser feitas no conforto da sua casa. A bicicleta ergométrica, por exemplo, é ideal para quem deseja queimar calorias vendo TV ou até lendo um livro. Ela também limita o impacto nos joelhos e articulações.

Outra forma de se exercitar é caminhar ou correr em esteiras, que proporcionam um ambiente seguro e controlado para quem está começando. E o melhor é que você pode controlar a potência do exercício e aumentar a velocidade à medida que adquirir maior resistência. O transport é mais uma alternativa que simula caminhadas, corridas e pedaladas, e tonifica as pernas, panturrilhas, braços e as costas.

Se você prefere atividades ao ar livre, que tal um passeio de bicicleta? Essa atividade é indicada para todas as idades e ajuda a emagrecer de uma maneira divertida, reduzindo em até 50% as chances de desenvolver doenças cardíacas. Você trabalha músculos das pernas, costas e até o abdômen.

Andar de skate e patins também é pura diversão! Além de fortalecer ossos, músculos e tendões, a prática dessas atividades desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, agilidade e equilíbrio. Só não se esqueça de usar o capacete!

Os esportes também são aliados para a manutenção da sua saúde. Individuais ou em equipe, aprimoram a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, além de melhorar a autoconfiança e a autoestima. O basquete, por exemplo, é bastante democrático já que pode ser praticado ao ar livre. Essa modalidade gera rápida perda de gordura e ganho de massa muscular se praticada com frequência.

Os praticantes de vôlei chegam a queimar 400 calorias em uma hora de atividade, além de ganhar maior agilidade e coordenação motora. O uso de joelheiras é indispensável para proteger contra quedas e lesões.
Quem prefere esportes aquáticos pode optar pela natação: você vai fortalecer suas articulações e músculos do corpo todo quase sem impacto nenhum, o que torna praticamente nula a possibilidade de sofrer alguma lesão. É recomendada para todas as idades e colabora com a boa forma física.

As artes marciais se tornaram bastantes populares em academias. Elas oferecem benefícios como o condicionamento físico, melhora a coordenação motora e aumentam a resistência. Há diversas modalidades que auxiliam na perda de peso e ampliam a flexibilidade como o Muay Thai. Se o seu interesse é por defesa pessoal, que tal fazer aulas de Jiu Jitsu ou Judô? Você vai aprender técnicas de ataque e defesa, e ainda usufruir de um treinamento intelectual.

Para melhorar a postura e aprender técnicas de respiração, além de relaxamento e meditação, o Yoga é a atividade mais indicada. Nas aulas são trabalhadas a força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. E os benefícios vão além de questões físicas e estéticas: ele ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida, evitando a depressão, e aumenta a concentração e o equilíbrio emocional.

O importante é escolher a atividade física que mais tem a ver com você, que entrará na sua rotina de forma bem prazerosa. Assim, você não vai se sentir naquela obrigação de fazer exercícios, sem vontade, e também não vai sabotar o seu treinamento. Mexa-se mulher!