Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dicas para conservar as panelas

Dicas para conservar as panelas

Mantenha suas panelas conservadas por muito mais tempo seguindo algumas dicas

Panelas

Atualizado em 14 Fev 12

2 min de leitura

Manter suas panelas em bom estado é uma necessidade importante que deve ser buscada no dia a dia. Panelas mal lavadas e em um mau estado de conservação podem vir a soltar substâncias nocivas e até mesmo estragar o gosto dos alimentos preparados nela.

Cada uma tem um tamanho e uma composição diferente, seja ferro, alumínio, inox ou barro e foi feita sob medida para cozinhar vários tipos de comidas. Cada dona de casa tem sua preferência, mas é de muita importância saber conservá-las, inclusive para a saúde da sua família.

Panela de alumínio

Atualmente este é o tipo mais comum de panela, para lavá-la use uma esponja macia e sabão de coco ou detergente. Não se esqueça de secar imediatamente para prevenir manchas de água. Nunca utilize palha de aço, pois pode causar resíduos de alumínio nos alimentos, que é altamente tóxico.

Panela de inox

A panela de inox é provavelmente a mais versátil das panelas e não libera substâncias tóxicas. Ainda assim, nunca utilize palha de aço na hora de lavá-la. Para clarear e eliminar fundos queimados, coloque água até a metade da panela, misture com bastante sal ou vinagre, e deixar ferver em fogo brando até clarear. Nunca usar fogo alto para essa operação, pois a superfície interna pode queimar.

Panela de ferro

A panela de ferro é de longe a mais resistente, e não se deforma com o calor. Lave-a com esponja macia e detergente neutro. Para evitar que apareça ferrugem na panela, coloque-a no forno bem quente depois de lavada para secar, quando fria passe uma leve camada de óleo antes de guardar para protegê-la.

Panela antiaderente

A panela antiaderente ou teflon possui um revestimento que impede que os alimentos grudem.  Para lavá-la use esponja macia e detergente neutro. Evite colheres sem ser de silicone quando cozinhar. Outra boa dica é, antes de ser utilizada pela primeira vez, besunte a sua superfície interna com óleo e leve ao fogo por uns minutos.

Barro

A mais tradicional e antiga entre as panelas, para conservá-la lave-a com esponja macia e detergente.  Lembre-se também de nunca a repousar em uma superfície fria depois de ela sair do fogo, pois pode causar rachaduras no material.

Existem outros tipos de panela, menos comuns como a panela esmaltada, panela de cobre e a panela de vidro. O padrão das dicas para estas segue o mesmo protocolo, evite arranhá-las a todo custo e se puder nunca as faça transitar de temperaturas muito quentes para o frio.