Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dicas pra limpar o azulejo em casa

Dicas pra limpar o azulejo em casa

Saiba como fazer isso de um jeito simples!

Azulejo Decorativo

Atualizado em 25 Fev 21

2 min de leitura

Sabia que é fácil limpar o azulejo decorativo na parede de casas e escritórios? Pois é! Esse acessório de decoração, que pode ser como papel de parede ou os modelos convencionais de cerâmica e porcelana, conta com uma superfície lisa muito prática pra tirar as sujeirinhas. Quer pegar algumas dicas pra deixar eles brilhando? Vem comigo que eu te ajudo!


Limpando o azulejo de papel de parede


Olha, o azulejo decorativo que parece papel de parede é feito geralmente de materiais laváveis, como vinil. Daí, é possível usar uma esponja macia com desengordurante, por exemplo, pra higienizar as peças.


A dica é esfregar de um jeito bem delicado o azulejo decorativo e não exagerar na quantidade de água ou produtos químicos. Caso isso aconteça, desgasta o revestimento adesivo, com chances de soltar ou rasgar!


Dá pra caprichar na tarefa assim:


- Pra começar, você mistura 1 ou 2 colheres de sopa de detergente num balde com 2L, ou litros, de água morna.

- Aí testa a solução numa parte pequena do azulejo. Se não aparecer nenhum tipo de manchinha, é só seguir com a limpeza!

- O ideal é começar a esfregar de cima pra baixo, com movimentos em círculos. Depois, é legal passar um pano limpo e seco pros toques finais, com cuidado pra tirar toda a umidade.


Ah, é fundamental não passar o lado abrasivo e grosso da esponja ou palha de aço no azulejo decorativo, pois isso estraga o brilho e o acabamento do vinil, combinado?


 


Esse azulejo decorativo também pode ser limpo com pano úmido e sabão neutro


Limpando o azulejo de cerâmica


Agora, pra quem tem azulejo de cerâmica ou porcelana, principalmente se tiver instalado na cozinha, é bom ficar de olho nas marquinhas de óleo e fritura que vão formando nos rejuntes. Pra deixar a parede como nova, a primeira dica é apostar no bicarbonato, tá?


Pra isso, a ideia é fazer uma pasta com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 10ml, ou mililitros de água. Aí passa em todo o azulejo, esperar uns 10 minutos e começa a esfregar com uma escova multiuso. Depois, é importante jogar bastante água e finalizar com um pano seco.


Outra dica é investir em amido de milho, bem popular pra azulejos brancos! A receitinha é simples: misturar uma colher de sopa de amido de milho com 1L de água e aplicar em todo o revestimento da peça. Pra terminar, é só jogar água de novo e prontinho. Aí sim, hein?
 


Pra limpar o azulejo é bom colocar luvas que protegem as mãos


Viu como é fácil? Se tiver procurando azulejo decorativo pra colocar em casa, aqui no Magazine Luiza tem!


Saiba mais:


Ah, ainda tá pensando em qual tipo de azulejo pôr em cada cômodo? Na matéria Azulejo pra casa: como escolher eu te ajudo!


E pra conseguir uma ajudinha pra limpeza de casa tá sempre em dia, vale a pena baixar o aplicativo Organizador Da Limpeza Da Casa! Tá disponível pra sistema operacional Android.


Quer aproveitar pra trocar os móveis de casa pra combinar com os azulejos? Conte com os serviços de instalação dos nossos parceiros!