Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Diferença entre Baixo e Contrabaixo

Diferença entre Baixo e Contrabaixo

Saiba tudo sobre os instrumentos: baixo e contrabaixo antes de comprar o seu

Equipamentos de Áudio

Atualizado em 30 Jan 12

2 min de leitura

                

Muita gente tem dúvidas se baixo e contrabaixo são instrumentos diferentes, né? Mas não são! Esse instrumento com som bem grave que geralmente é acompanhado de bateria e guitarra, pode ser chamado desses dois nomes. Agora, se você tá pensando em comprar um e quer entender mais sobre os diferentes tipos, vem comigo que eu te falo mais sobre isso!


Por que o instrumento tem dois nomes?

Olha, o que acontece é que alguns nomes ficam mesmo mais populares e fáceis de falar. Por isso, acabam surgindo várias formas de chamar o mesmo instrumento!

Agora, fique de olho: o baixo acústico ou eletroacústico é geralmente chamado de baixolão, tá? Baixo, ou contrabaixo, é mais usado pra falar do instrumento na versão elétrica!


O que é contrabaixo ativo ou passivo?

Se você quer comprar um baixo ou contrabaixo, viu os modelos ativos e passivos e não sabe o que isso significa, calma que eu te ajudo. Entender essa diferença é bem importante!

O baixo ou contrabaixo elétrico ativo tem um som bem estridente e distorcido, enquanto que o passivo tem um som mais puro e suave. Então, dependendo dos ritmos que você vai tocar, pode preferir um ou outro.

              

E esse lindo contrabaixo ativo? Ótimo pra um som bem estridente


E as cordas?

Gente, o baixo ou contrabaixo tem também alguns modelos diferentes de cordas. Vale saber que você pode escolher um instrumento de 4 ou até 6 cordas! E quanto mais grossa a corda for, mais sons graves você vai ter! Legal, né?

Anota aí a dica: se você toca mais rock e pop, o modelo de 4 cordas é o ideal! Agora se você adora MPB e samba, o contrabaixo de 5 ou 6 cordas pode ser melhor.

               

Nesse modelo de baixo você vai tocar melhor pop e rock e ter um som incrível


Quer uma curiosidade?

Sabia que tem também um contrabaixo clássico? Ele às vezes é chamado de contrabaixo acústico e é por isso que eu te falei sobre o baixolão, pra não confundir um com o outro, tá?

O nome pode até ser o mesmo, mas as diferenças são enormes, já que o modelo clássico é feito pra ser tocado junto com uma grande orquestra e tem um timbre bem diferente!


Gostou? Aproveita e vem ver aqui tudo sobre o baixolão, que é a versão acústica do contrabaixo elétrico!

Aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de baixo ou contrabaixo, viu? Vem escolher o seu!