Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Diferença entre gravura e xilogravura

Diferença entre gravura e xilogravura

Saiba a diferença entre essas duas técnicas!

Xilogravura

Atualizado em 30 Mar 20

2 min de leitura

Gente, criar suas próprias estampas usando artesanato é uma técnica conhecida como xilogravura, sabia? Ela te permite reproduzir quantas vezes você quiser o mesmo desenho em vários lugares usando um modelo pra carimbar ou transferir. Demais, né? Mas você sabe diferença entre xilogravura e gravura? Vem comigo que eu te conto!


Xilogravura

A xilogravura é um um tipo de arte criado como se fosse um carimbo. Nela, você desenha a figura que vai querer passar pro papel ou pro tecido numa madeira ou isopor usando uma goiva, que é tipo um estilete com uma ponta própria pra desenhar, tá?


Um detalhe é que na xilogravura você desenha ou escreve o nome do que quer transferir ao contrário, como se fosse um espelho, que é pra figura sair do lado certinho quando for transferida!


E pra transferir é fácil: é só usar tinta e rolo pra xilogravura, passar nesse relevo e depois carimbar ele no papel ou tecido. Uau!
 


A goifa pode ter pontas variadas pra você entalhar desenhos na madeira

 

Gravura

Já a gravura é o resultado da xilogravura, ou seja, a imagem que foi estampada! As gravuras podem ser feitas a partir desse exemplo que eu te falei com técnica entalhada na madeira. Ou podem ser feitas a partir da litogravura, que é a imagem entalhada na pedra. Legal!


Toda gravura é um desenho que pode ser repetido várias vezes, viu? Porque quando você cria o modelinho em relevo na madeira ou pedra, também conhecido como matriz, é só passar a tinta e carimbar essa imagem! Simples, né?


A maior vantagem é que com esse tipo de artesanato, você cria suas próprias estampas pra transferir pra almofadas, canecas, telas e outros tipos de artesanatos do jeito que quiser e na quantidade que precisar. Arrasou!


Agora, quer saber como fazer uma xilogravura passo a passo? Clica aqui que eu te ensino!

 

Por falar em xilogravura, pro desenho sair transferido certinho você precisa fazer essa técnica numa mesa ou bancada, viu? Então conte aqui com os serviços de montagem de móveis oferecidos pelos nossos parceiros e crie seu cantinho de artesanato!


Depois é só dar uma espiadinha aqui no Magazine Luiza e conferir o material pra sua xilogravura!