Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Diferença entre Violino e Violoncelo

Diferença entre Violino e Violoncelo

Eu te conto mais sobre esses lindos instrumentos de corda!

Equipamentos de Áudio

Atualizado em 7 Ago 18

2 min de leitura

                    

Gente, violinos e violoncelos são instrumentos de corda importantes em orquestras e até em algumas bandas, sabia? Afinal, esses instrumentos fazem sons lindos! Agora, se você tá pensando em comprar um deles, e ainda tem dúvidas sobre a diferença entre os dois, calma que eu te ajudo! Vem comigo!


Diferenças entre violino e violoncelo

Violoncelo - O violoncelo, que também é conhecido como cello, é como se fosse uma versão bem grande e com som mais grave do violino, viu? Ele pode ter até 1,80 metro de altura!

E por causa do tamanho, na hora de tocar, o violoncelo fica no chão e você precisa usar um metal  preso nele, que chama espigão, pra ajudar a manter o instrumento de pé e bem equilibrado.

Você também vai precisar usar suas coxas pra apertar o violoncelo entre as pernas. Isso também ajuda a dar mais firmeza pra segurar o instrumento, viu?

                  

O violoncelo tem esse metal no meio chamado espigão, feito pra equilibrar ele

Violino - Já o violino parece uma viola pequena, só que mais comprido e com quatro cordas. Mas pra tocar, é totalmente diferente, viu? Você tem que segurar ele com o braço estendido e a mão nas cordas dele, enquanto  a parte maior fica apoiada no seu queixo.

              

O violino tem que ficar encaixado entre o seu queixo e seu punho

Arcos - O violoncelo e o violino usam varetinhas pra serem tocados, que são chamadas de arcos, tá? Os arcos têm uns fios, que lembram pelos, e que quando são passados nas cordas do instrumento criam melodias lindas. Demais, né?

Mas tem diferenças entre eles, viu? O violino só pode ser tocado com um arco. Já o violoncelo, dá pra tocar usando o arco ou os dedos, beliscando as cordas, pra dar um efeito bem legal em músicas de jazz e blues.

Ah, tanto o violino quanto o violoncelo tem versões acústicas e elétricas, que usam amplificadores e criam sons mais modernos e distorcidos, sabe?

                 

As versões elétricas do violino podem ser ligadas num amplificador


Quer saber mais sobre tipos de violino? Dá uma lida nessa matéria aqui! E aqui tem umas informações bem legais sobre violoncelo pra você. ;)

Gostou? Agora, é só escolher o seu violino ou violoncelo aqui no Magazine Luiza!