Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dissipador e cooler: saiba mais

Dissipador e cooler: saiba mais

Vem entender o que essas peças têm de diferente

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 4 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o dissipador heatsink e o cooler são peças de informática que trabalham juntas pra ajudar o seu computador a manter a temperatura ideal, viu? E uma depende da outra pra sua máquina funcionar direitinho! Por isso, se  precisar fazer uma troca delas, tem alguns detalhes importantes que você precisa saber! Vem comigo que eu te conto!


Entenda as diferenças entre dissipador heatsink e cooler


Olha só, uma das principais diferenças entre essas duas peças é que o dissipador heatsink serve pra fazer o ar circular e o cooler tem a função de resfriar todo o gabinete, tá?


Conforme você vai abrindo pastas e arquivos do PC, é exigido mais do processador e da placa-mãe. E isso faz com que eles funcionem na sua capacidade máxima! Daí, essas peças começam a esquentar e todo o gabinete do computador recebe ar quente. Pra evitar o superaquecimento da máquina, o dissipador heatsink e o cooler são ativados!


O dissipador heatsink impede que o ar quente fique parado em volta do processador, da placa-mãe e em outras partes importantes do gabinete. Então, não tem perigo de parar de funcionar!

Esse dissipador de alumínio aguenta bem o calor, viu?


Já o cooler é como se fosse um ventilador. Ele consegue resfriar as peças e ao mesmo tempo jogar todo o ar quente pra fora do PC, como um exaustor. Aí sim, hein?


Esse cooler fica em cima do dissipador heatsink, tá?


Ou seja, o cooler serve pra complementar o papel do dissipador heatsink!


Escolhendo modelos que funcionem em conjunto


Agora, como o dissipador heatsink e o cooler precisam ser ligados em conjunto, é fundamental que você fique de olho em alguns detalhes se tiver que trocar uma ou mesmo essas duas peças, tá?


E instalar o cooler no dissipador heatsink não é uma tarefa muito simples pra quem não tem muito conhecimento sobre informática. Sem falar que não tem um jeito único, isso varia de acordo com o modelo das peças. Então, vale pedir ajuda pra profissional!


Além disso, também é necessário ficar de olho se elas são as ideais pro seu computador. É bom medir o seu gabinete e checar o tamanho das peças na descrição do site, combinado? Assim não tem perigo de não caber ou ficar muito apertado. 


Outra dica: o dissipador heatsink precisa ser o modelo certo pro seu computador! Então, na hora de procurar, busque sempre pela palavra dissipador junto com o modelo do seu PC ou a numeração do seu CPU. Essas informações normalmente vem na caixa e no certificado de garantia!


Gostou de conhecer mais sobre essas peças? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários tipos de dissipadores heatsink e coolers! Aproveita! 


Saiba mais:


Ah, você gosta de informática e quer aprender mais sobre softwares e hardwares? Então, vem conhecer o aplicativo Informática no Bolso. Ele tá disponível pra Android.


Agora, quer saber as diferenças do cooler pra notebook e pra desktop? Vem dar uma olhadinha aqui que eu te conto!