Divirta-se na capital gaúcha
Veja as dicas para conhecer Porto Alegre
?Deu pra ti baixo astral, vou para Porto Alegre, tchau? a famosa música de Clayton e Cledir é uma verdade. A capital gaúcha está pronta para levantar o humor e divertir que passar por lá. Mesmo quem só tem 48 horas para conhecê-la.
Primeiro dia
Ladeando a cidade, o rio Guaíba (que na verdade é um lago) é um orgulho local e por isso mesmo vá conhecê-lo. Saindo dali vá ao tradicional Parque da Redenção (Farroupilha). Ali você notará um pouco da cultura gaúcha ao ver dezenas e mais dezenas de pessoas com uma garrafa térmica e a cuida de chimarrão. Calor ou frio, não importa o chimarrão estará lá. É tranquilizador o passeio em meio às palmeiras, pedalinhos, e até um minizoo e um orquidário que dividem o espaço e a atenção.
Vá ao centro da cidade e almoce cedo. Dê preferência a uma massa, já que vem uma caminhada pela frente. O Ateliê de Massas é o mais famoso e apetitoso local. Ao sair de lá comece o passeio pelo Mercado Público, uma construção de 1869. Siga pela Rua Sete Setembro e conheça três pontos turísticos de uma só vez: Praça da Alfândega, o Santander Cultural com exposições temporárias e um belo museu com cédulas antigas e um café curiosamente instalado no antigo cofre do banco que funcionou ali.
Para saber mais da interessante e singular história gaúcha vá ao Museu Memorial do Rio Grande do Sul. Lá fica também uma homenagem a grandes nomes da cultura local como Bento Gonçalves, Getúlio Vargas e Elis Regina. Ainda nessa imersão na vida gaúcha, vá ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul. São cerca de 3 mil obras que vão deslumbrar o visitante.
Indo pela Rua dos Andradas vá até a Casa de Cultura Mario Quintana, provavelmente o poeta gaúcho mais famoso da história. O local era a sede do hotel onde o artista passou os últimos anos de vida. Lá, as obras do escritor e a reprodução do quarto em que Quintana usava é deslumbrante. Também há uma singela homenagem à cantora Elis Regina.
Ainda dá tempo de ir ao gramado da Usina do Gasômetro, outro orgulho local. Veja a tarde cair às margens do Rio Guaíba e degustando um chimarrão. Para jantar vá ao bairro Moinho de Ventos. Você tem ali opções de culinária internacional.
Saindo de lá uma boa pedida é ir a algum dos diversos bares de jogos espalhados pela cidade. Ludes Luderia e Big Ben Pub são apenas alguns que garantem muita diversão.
Segundo dia
Tome café no hotel mesmo e vá ao Museu de Ciência e Tecnologia. São cerca de 700 experimentos que ensinam e divertem. Você vai ficar a manhã inteira ali e talvez o início da tarde. São brincadeiras com espelho, telefone e até choque elétrico que não vão te deixar ver o tempo passar. Você sai do local exausto e faminto.
Com fome chegou a hora de experimentar o que os gaúchos fazem de melhor - em termos culinários - o churrasco. Vá a um rodízio que realmente seja completo. A paixão local é o na brasa. Vai em torno de pelo menos duas horas, uma comendo e uma se recuperando. Não saia correndo. Aproveite um chope e o passeio que esta quase chegando ao final.
Se for domingo, volte ao Parque da Redenção (Farroupilha) onde acontece uma gigante feira de artesanato. No final da tarde vá para a Fundação Iberê Camargo. Primeiro curta o fim da tarde ao ar livre e depois entre no prédio para obras dos principais artistas plásticos gaúcho.
Para saber mais sobre Porto Alegre veja na nossa seção Viagens as dicas do nosso parceiro Hotel Urbano.