Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Drones: Checklist de Voo

Drones: Checklist de Voo

Saiba o que precisa checar antes de voar com o aparelho!

Drone

Atualizado em 12 Abr 18

3 min de leitura

                    

Os drones são aparelhos incríveis, né? Mas não é só ligar e começar a usar, viu? Tem várias coisa pra fazer antes, por isso preparei uma listinha com algumas dicas pra você. Dá só uma olhada:


1) Atualize os programas e aplicativos do drone e do controle remoto

Veja se tem novas versões pro sistema operacional do seu drone ou do controle remoto. Isso é importante pra que as atualizações não aconteçam automaticamente durante o voo, viu?
Essas atualizações são importantes, pois corrigem problemas reportados por usuários e outros que a fabricante do drone identifica. Além disso, elas trazem melhorias, deixando o seu voo mais tranquilo e seguro.


2) Dê uma olhada no drone pra confirmar que está tudo certo

O segundo passo desta checklist é olhar o drone pra garantir que ele está inteiro, sem nenhuma peça faltando. Fique de olho também se tem rachaduras, peças soltas ou qualquer anormalidade que pode prejudicar o voo.


3) Garanta que as hélices dele estejam bem apertadas

Verifique as condições de cada uma das hélices do seu drone, tá? Elas precisam estar bem apertadas, pra manter ele estável no ar. Isso é fundamental pra evitar acidentes, viu? Se tiver dúvidas de como fazer isso, é só dar uma olhadinha no manual!


4) Veja se as baterias estão totalmente carregadas

Aqui você precisa checar até cinco baterias pra que o seu voo seja tranquilo.
1- A primeira é a do próprio
drone.
2- A segunda bateria é a do controle remoto, pra garantir que ele seja controlado o tempo todo.
3- A terceira bateria que você deve checar é do seu smartphone ou tablet, que também podem ser usados como controle, sabia?
4- Em alguns modelos de drones, a câmera tem uma bateria independente, ou seja, olhe ela também!
5- Ah, e a quinta bateria é a do extensor de sinal, um equipamento que vem com alguns drones e que deixam ele voar mais longe. Legal, né?

                    


5) Retire a tampa da lente da câmera

Essa dica é bem importante, viu? Na pressa, tem gente que coloca o drone no ar e não enxerga nada no visor porque a tampa da lente continua lá. Não vai esquecer, viu? Retire a tampa antes de voar!


6) Coloque o cartão de memória pra registrar as imagens

Pra registrar fotos e vídeos você vai precisar de um cartão de memória no drone, viu? Ele precisa ter espaço suficiente pra guardar os arquivos registrados durante o voo. E a maior parte das câmeras usa cartões SD ou microSD, por isso, se você quer gravar vídeos em 4K, por exemplo, invista num cartão com pelo menos 1 TB. Agora pra fotos ou vídeos com menor resolução, a dica é escolher os de 128 GB ou 256 GB!


7) Aumente o brilho do visor

Operar um drone é uma grande responsabilidade, viu? E por isso, você precisa garantir que tudo funcione perfeitamente! Então, uma dica é aumentar o brilho do visor antes da decolagem. Isso ajuda principalmente em dias de sol quando a claridade pode te atrapalhar ao olhar pro visor.


8) Ligue a antena e calibre a bússola

Não esqueça de ligar a antena pro drone ter contato constante com o seu controle remoto. E lembre também de calibrar a bússola, pra ele não sair da rota planejada. Se ela estiver descalibrada, pode ir pro leste enquanto você pede pra ele ir pro norte, por exemplo.


9) Esteja com os documentos obrigatórios pra operar o drone

Drones com mais de 250 gramas só podem ser operados por quem estiver com os documentos obrigatórios da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, viu? Se este é o seu caso, separe aí: manual de voo, documento de avaliação de risco, apólice de seguro do aparelho, homologação da ANATEL e autorização pra uso do espaço aéreo.


10) Respeite as regras da ANAC e do Ministério da Defesa

- Quartéis, presídios, delegacias e prédios do governo não podem ser sobrevoados, tá? Se for usar seu drone só pra recreação, faça isso nos locais autorizados pra aeromodelismo. E mantenha a manutenção do seu drone em dia!
- Os voos devem ser feitos a uma distância mínima de 30 metros de qualquer construção. Se o voo tiver essa altura ou mais, é preciso fazer o plano dele, porque outras aeronaves podem usar o espaço pra pouso e decolagem.
- Não pilote o seu drone durante a noite e mantenha a distância de linhas de energia, pontes, passarelas e outras estruturas com fluxo de pessoas. E fique atento porque é proibido voar próximo de aeroportos e heliportos. Pra saber todos os detalhes das regras de voo da ANAC é só clicar
aqui!
- Olha só! Os drones vendidos no Brasil já são homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL. Então, você pode comprar um aparelho já registrado no Brasil e com algumas vantagens. Confira aqui todas elas!


Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos de drones pra você. Dá uma olhada e conheça os lançamentos!