Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Elástico para exercício, saiba usar

Elástico para exercício, saiba usar

Veja como fazer vários tipos de treinos com ele!

Fitness e Musculação

Atualizado em 30 Set 20

3 min de leitura

Gente, o elástico para exercício é o acessório ideal pra quem quer fazer atividades que ajudam a fortalecer os músculos, viu? E o legal é que ele tá disponível em vários modelos, com diferentes níveis de resistência, pra você escolher o que melhor se encaixa com seu objetivo e força. Quer algumas dicas de exercícios com esse equipamento? Vem comigo!


Exercícios pra fazer com elástico


Olha, o elástico é super prático e fácil de carregar. Desse jeito, dá pra levar na bolsa e treinar onde quiser, seja na academia, em casa ou num quarto de hotel! E também não precisa se preocupar com espaço, porque tem muitas opções de exercícios que podem ser feitos em ambientes menores, como o seu quarto.


Tipos de exercício com elástico


Agora, tem alguns movimentos que além de trabalharem sua musculatura e força na hora de puxar o elástico, também te ajudam a desenvolver muita resistência e condicionamento físico. Dá só uma olhada:


Remada com elástico

Um dos exercícios tradicionais com o elástico é a remada, que trabalha bastante os músculos das costas e também dos braços e pernas.


O exercício é bem simples: só precisa pisar sobre o elástico e segurar cada uma das pontas com as mãos. Alguns modelos já vem até com base de apoio pros pés, o que facilita muito!


Depois disso, deixe os ombros e pés alinhados e dobre um pouquinho o joelho pra jogar o quadril pra trás. Aí, é só puxar o elástico, dobrando os cotovelos em direção do quadril, como se tivesse remando um barco! Bem fácil, né?


 
Esse modelo da Tubefit já vem com apoio pros pés

 

Stiff com elástico

Já o stiff com elástico é um exercício ideal pra quem quer trabalhar a parte de trás da coxa. Com os pés no meio do elástico, segure uma ponta com cada mão. Aí, dobre um pouco as pernas, leve o quadril pra trás e incline o corpo pra frente.


A ideia é contrair o abdômen e ir descendo lentamente até que as costas formem um ângulo de 90º com as pernas. Depois, é só voltar pra posição do início. Legal!


 
Esses elásticos em formato de oito são uma ótima opção pra alongamentos

 

Agachamento com elástico

E se quiser trabalhar os músculos dos glúteos, dá pra fazer agachamentos com o elástico. O movimento é bem parecido com o convencional!


Primeiro, você precisa pisar com os dois pés afastados na largura do ombro sobre o meio do elástico. Aí, segure uma ponta com cada mão, ao lado dos ombros e com os cotovelos dobrados.


Em seguida, dobre os joelhos e desça o corpo, levantando um pouquinho os quadris pra trás, como se fosse sentar numa cadeira, e depois volte sem mover os braços.


É importante agachar sempre com boa postura e com o abdômen contraído, tá?


Modelos de elástico para exercício
 


Esse elástico da Acte Sports tem intensidade média e vem com alça

 

Uma coisa importante de saber na hora de escolher seu elástico é que dá pra encontrar esses acessórios em diferentes tamanhos, cores e níveis de resistência. E tem também modelos com ou sem alças de mão e apoio pros pés!


Os níveis de resistência variam entre leve, de um a 10 quilos, e pesado, que vai de 5 a 90 quilos.


E algumas marcas usam as cores pra determinar os níveis de resistência dos elásticos. Funciona assim:


Suaves - Amarelo e laranja
Médio - Azul, vermelho, verde e roxo
Resistente - Cinzas e dourado


Se você é iniciante, vale a pena escolher uma borracha com pouca resistência pra primeiro se adaptar ao acessório, combinado? Assim, à medida que for avançando nos treinos, pode ir aumentando!


Mas olha, antes de começar os exercícios em casa ou na academia, é bom consultar um profissional da área, viu? Ele que vai definir todas as atividades certinhas pra você não correr o risco de se machucar!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem várias opções de elástico para exercício! Aproveita!


Saiba mais:

Quer algumas dicas de outros exercícios pra fazer em casa? Aqui tem uns bem legais!


E se quiser se inspirar e conhecer mais tipos de atividades físicas, dá pra baixar o app Exercícios em Casa! Ele tá disponível pra Android e iOS.


Agora, pra uma ajuda na hora de instalar o ar condicionado ou outros móveis da sua academia, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros. Eles oferecem esses e vários outros serviços!